Sesa e municípios discutem Rede Cuidar em Guaçuí

O encontro contou com a presença do secretário Ricardo de Oliveira e também de prefeitos e representantes de 11 municípios

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 16/08/2017 às 17:50  •  atualizado há 3 dias

O município de Guaçuí sediou, nesta quarta-feira (16), uma reunião para discutir sobre a implantação da Rede Cuidar. O encontro, que aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade, contou com a presença do secretário de estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, e também reuniu prefeitos e representantes de 11 dos 14 municípios da região que deverão ser atendidos pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM) que está em fase de conclusão no município. Este CEM irá fazer parte da rede que está sendo apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) como a nova forma de cuidar do cidadão capixaba.

O secretário disse que a reunião foi importante porque foram discutidos os modelos de gestão e de financiamento da unidade, dois pontos fundamentais para o funcionamento do serviço. “A reunião foi importante, porque precisamos definir rapidamente o modelo de gestão e o modelo de financiamento para podermos abrir essa estrutura o mais rápido possível e colocarmos esse serviço à disposição da população. Nós estudamos e analisamos com os prefeitos e secretários algumas alternativas de modelo de gestão e eles vão optar por uma delas nos próximos dias. A partir daí, a gente acelera esse processo para abrir o mais rápido possível para atendimento da população”, explicou Oliveira.

Além da anfitriã da reunião, a prefeita de Guaçui, Vera Costa, estavam presentes os prefeitos de Divino de São Lourenço, Eleardo Brasil, de Dores do Rio Preto, Ninho, de Jerônimo Monteiro, Sérgio Fonseca, de Mimoso do Sul, Ângelo Guarçoni Júnior – Giló, e de Muqui, Carlos Renato Prúcoli, além de secretários municipais e representantes de Bom Jesus do Norte, Alegre, Muniz Freire, Apiacá e São José do Calçado. Também participaram da reunião o subsecretário de Estado de Gestão Estratégica e Inovação, Francisco José da Silva, o superintendente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na Região Sul, Jair Ferraço, além de outros profissionais da área técnica da Superintendência Estadual de Saúde na Região Sul.

Vera Costa e seus colegas prefeitos, assim como os secretários, levantaram alguns questionamentos sobre a gestão da Rede. Por isso, ficou acertado que outras reuniões irão acontecer para que possam ser traçados os trâmites que garantam os direitos e deveres de todos os municípios envolvidos.

A ideia do novo sistema é diminuir as viagens de pacientes em busca de exames e consultas especializadas. Para isso, quando o paciente procurar a Unidade de Saúde de seu município, se for necessário, será encaminhado para a Rede Cuidar – um Centro de Especialidades Médicas, onde receberá atendimento integral e sairá com um plano de cuidado individual. E um desses Centros da Rede Cuidar – que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) – está sendo concluído em Guaçuí, que irá atender a região do Caparaó. Outras unidades serão implantadas em Nova Venécia, Santa Teresa, Linhares e Pedra Azul.

(28) 99992-5504 (Marcos Freire)

Sesa e municípios discutem Rede Cuidar em Guaçuí

O encontro reuniu representantes de 11 municípios dos 14 que devem ser atendidos pelo Centro de Especialidades construído em Guaçuí.

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 6 dias  •  Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023

Noticia PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE EM GUAÇUÍ  há 9 dias  •  Saúde