Prefeitura

Secretaria de Educação Inova com Projeto Sustentável

26

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:47  •  atualizado há 15 dias

Quem passou pelo Parque de Exposições durante a 22ª Feira do Verde viu algo que chamou a atenção. A Secretaria Municipal de Educação com o apoio do Especialista em Educação Ambiental e Mestre na Linha de Pesquisa Planejamento e Manejo de Recursos Hídricos, João Batista Gomes apresentou às crianças e visitantes da feira quatro projetos voltados a sustentabilidade. De acordo com o professor, dos projetos apresentados, o que mais chamou a atenção dos visitantes foi o "aquecedor solar", feito com Pet e caixa de leite longa vida e canos de PVC. Uma estrutura fácil de montar e muito eficiente que pode aquecer água a mais de 50ºC.
Uma outra atração, segundo o especialista, foi a engenhoca que retira água de poço (cacimba) a uma profundidade de aproximadamente 10 metros. Construída com materiais simples como roda de bicileta,  pedaços de cano, rolamentos usados e etc, a engenhoca apresenta uma eficiência de bombeamento perto de 2.000 l/h.
Já para quem tem em sua casa ou galpão algum espaço que necessita de luz elétrica durante o dia, a solução ecológica apresentada foi a “lâmpada de Pet”. O professor explicou que para fazê-la é muito simples. Segundo ele, basta prender  no teto do cômodo, uma garrafa Pet cheia de água com uma parte para fora do telhado e outra dentro. "Importante adicionar uma colher de sopa de hipocloreto de sódio (água sanitária) para a água não ficar verde e vedar bem o local para evitar infiltração. A luminosidade oferecida é de 60 W por garrafa", explicou João Batista.
Outra boa ideia apresentada foi o Carneiro Hidráulico. Feito com garrafa Pet, pode substituir uma bomba elétrica e resolver o problema de quem necessita abastecer um reservatório a muitos metros de altura. Com uma queda de água de uns 3 metros, o carneiro hidráulico pode elevar, sobre pressão, essa mesma água, a mais ou menos uns 50 metros. "Sem gastar com bomba e energia podemos ter água jorrando durante as 24 horas do dia", afirmou o educador. Segundo ele, as ideias apresentadas podem ser adotadas e quem desejar obter mais informações, poderá procurá-lo na Secretaria Municipal de Educação.

 

Texto: ASSESSORIA DE IMPRENSA OFICIAL / SERRANA FILETTI
Fotos: SEME / DIVULGAÇÃO

 

Informações Adicionais
Secretaria Municipal de Educação
(28) 3553-1294
 
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaçuí
(28) 3553-3344

Fotos

Secretaria de Educação Inova com Projeto Sustentável

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/secretaria-de-educacao-inova-com-projeto-sustentavel-sazlo.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade