Prefeitura

Reunião discute criação do Comitê Capixaba da Bacia Hidrográfica do Itabapoana

406

Por
Publicado em 25/11/2015 às 03:00  •  atualizado há 2 dias

A reunião realizada em Guaçuí serviu como meio de envolver a sociedade e organizações públicas e privadas na discussão da criação do CBH Itabapoana, que está em fase de elaboração.
 
 
Texto: Prefeitura de Guaçuí
Foto: Prefeitura de Guaçuí/Luiz Ferreira
 
Envolver a sociedade e motivar a participação na discussão da gestão dos recursos hídricos. Esse foi o objetivo da reunião de alinhamento e mobilização para criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Itabapoana (CBH Itabapoana), realizada na sexta-feira (20), no auditório da Secretaria da Educação de Guaçuí.
 
A iniciativa organizada em parceria pela Secretaria do Meio Ambiente de Guaçuí e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), contou com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente, Weriton Soroldoni; do chefe do escritório local do Incaper, Maxwel Souza; de representantes da Polícia Militar Ambiental, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema); além de servidores da Secretaria do Meio Ambiente e sociedade civil organizada.
 
A reunião realizada em Guaçuí serviu como meio de envolver a sociedade e organizações públicas e privadas na discussão da criação do CBH Itabapoana, que está em fase de elaboração entre os municípios que compõe a bacia. Já foram realizadas duas oficinas, uma em Bom Jesus do Norte e outra em Apiacá. A terceira é realizada nesta terça-feira (24), em Presidente Kennedy.
 
“A nossa intenção é socializar a proposta e discutirmos aqui no município a formação do comitê, de modo a envolver o maior número de pessoas numa proposta tão importante”, afirma o chefe do escritório local do Incaper, Maxwel Souza.
 
A criação do CBH Itabapoana é uma atividade coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semam) e pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). As oficinas tem orientação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).
 
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Weriton Soroldoni, a ideia é que, por meio do comitê, se gerencie a utilização dos recursos tanto no meio urbano, como no rural. “A seca agrava a gestão dos recursos hídricos e a forma democrática de discutir a utilização desse bem é o comitê, porque reúne sociedade, usuários, empresas e poder público na discussão. A proposta do comitê é manter um ambiente saudável e contribuir para o aumento da quantidade de água na bacia”, afirma.
 
Soroldoni explica sobre uma outra oportunidade com a criação do Comitê. “Com o CBH em funcionamento, os municípios inseridos na bacia, podem pleitear a captação de recursos para projetos na área de recursos hídricos, como, por exemplo, o de recuperação de nascentes”, destaca.
 
Após a criação do CBH Itabapoana, a formalização por documento é encaminhada ao CERH para aprovação. A previsão é que até o início de 2016 o comitê seja criado.
 
Bacia do Itabapoana
 
O Itabapoana, rio de domínio da União, passa pelos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, onde estão localizadas suas nascentes. Ao sair de Minas, ele percorre cerca de  213 km, dividindo o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. Sua foz localiza-se entre os municípios de Presidente Kennedy-ES e São Francisco de Itabapoana-RJ.
 
A bacia é composta, no Espírito Santo pelos municípios de Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, Marataízes, Itapemirim, Muqui e Presidente Kennedy; no Estado de Minas Gerais, por: Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz e Caiana; e no Rio de Janeiro por: Porciúncula, Varre-Sai, Bom Jesus do Itapaboana, Campos dos Goitacazes e São Francisco de Itabapoana.
 
 
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
 
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.  

https://guacui.es.gov.br/noticia/2015/11/reuniao-discute-criacao-do-comite-capixaba-da-bacia-hidrografica-do-itabapoana-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade