Prefeitura

Municípios debatem Políticas Públicas para mulheres em Guaçuí

37

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:50  •  atualizado há 5 dias

A Prefeitura de Guaçuí, através da Secretaria Municipal da Ação Social, em parceria com as Secretarias da Assistência Social dos Municípios de Apiacá, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto e São José do Calçado realizaram na terça-feira (2), a 2ª Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento teve início às 8h30, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
Durante a abertura estiveram presentes o vice-prefeito de Guaçuí, Marcos Antonio Viana; o chefe de Gabinete do Prefeito, Cloves Francisco de Souza; o secretário da Ação Social de Guaçuí, João Fernando de Faria; e demais secretários municipais; o vereador Thayro Zini; a representante do Cras, Ivane Alves; o representante dos conselhos municipais, Jorge Luiz Graça Couto; o grupo da Terceira Idade “Alegria de Viver”, servidores públicos e pessoas da comunidade.
 
Estiveram presentes, também, os secretários de Assistência Social e representantes dos Municípios participantes e, também, a coordenadora do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedimes), Eusabeth Vasconcelos, que palestrou durante o evento, sobre políticas para as mulheres.
A conferência teve como objetivo, discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres. Contribuindo assim, para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres, e, ainda, eleger delegados(as) municipais e/ou regionais para a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Mulher.
 
A representante do Cras, Ivane Alves, deu boas vindas aos participantes e falou da necessidade da luta pelos direitos das mulheres, que sofrem preconceito velado. “Este evento tem importância no debate e combate ao preconceito contra a mulher, um preconceito que é velado. A discussão é a forma de lutar para transformar as propostas em leis”, afirmou Ivane.
O secretário municipal da Ação Social, João Fernando de Faria, também, falou da necessidade de luta pelos direitos da mulher, na busca de leis que não permitam o preconceito. “É importante o debate, levar a discussão para a comunidade e enfrentar o preconceito com políticas públicas”, disse o secretário.
Já o chefe de Gabinete do Prefeito, Cloves Francisco de Souza, explicou a ausência do prefeito, que se encontrava em outros compromissos e lembrou a responsabilidade da conferência, que é preparatória para as conferências estadual e nacional. O chefe de Gabinete comentou, também, sobre a participação da mulher no mercado, que apesar do grande machismo da sociedade, tem conseguido seu espaço. “Que a conferência permita a disseminação do respeito e igualdade no seio da comunidade”, pontuou Cloves.
Para o vice-prefeito de Guaçuí, Marcos Antonio Viana, a conferência é a oportunidade para trazer a igualdade para as mulheres, através do debate, apoiando a formulação de leis. “Que a conferência promova a igualdade através de leis”, disse o vice-prefeito.
O evento contou, ainda, com uma apresentação musical dos alunos do Projovem e com uma palestra da coordenadora do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedimes), Eusabeth Vasconcelos, que falou sobre políticas para as mulheres.
Segundo a coordenadora do Cedimes, as mulheres têm ocupado espaços que anteriormente eram dos homens. “Construtoras da Grande Vitória tem contratado somente mulheres para os serviços de acabamento”, afirmou. Outra informação relevante passada por Eusabeth é com relação a dados que mostram que mulheres recebem menos que os homens. E mulheres negras recebem menos que mulheres brancas, independente de iguais qualificações.
 
 Texto: ASSESSORIA DE IMPRENSA OFICIAL
Fotos: ASSESSORIA DE IMPRENSA OFICIAL / DIVULGAÇÃO
 
 
Informações Adicionais
Secretaria Municipal de Ação Social
(28) 3553-1861
 
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaçuí
(28) 3553-3344
 

 

Fotos

Municípios debatem Políticas Públicas para mulheres em Guaçuí

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/municipios-debatem-politicas-publicas-para-mulheres-em-guacui-mlfnb.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade