Prefeitura

Ministério da Saúde suspende vacinação antirrábica

31

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:41  •  atualizado há 2 dias

Em Guaçuí, a dose do imunizante seria fornecida neste mês. A previsão é de que a campanha seja realizada em março do próximo ano

Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação

A campanha de vacinação para proteção de cães e gatos da doença conhecida como raiva foi transferida no Espírito Santo para o ano que vem. Em Guaçuí, a vacina geralmente é fornecida pelo serviço público de saúde neste mês, em campanhas que ocorrem anualmente.  

O comunicado foi feito aos municípios capixabas por meio de nota técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com base em ofício encaminhado pelo Ministério da Saúde. Segundo o governo federal, a suspensão da campanha neste ano ocorre devido à alteração nos cronogramas de entrega das doses da vacina antirrábica por parte dos fornecedores do produto. A previsão da Secretaria de Estado da Saúde é de que a vacinação ocorra no Espírito Santo em março de 2015.

O Ministério da Saúde informa que os estoques da vacina antirrábica animal serão distribuídos conforme critério epidemiológico, mantendo prioridade para estados e municípios com risco iminente de transmissão da raiva canina e felina, estados e municípios de difícil acesso na região amazônica e áreas de fronteiras com a Bolívia e Paraguai.

“Orientamos a população para que fique atenta com relação ao contato com cães e gatos que não estejam vacinados contra a raiva. Em caso de arranhões com ferimento e sangramento e de mordedura, é necessário lavar o ferimento com água e sabão em abundância, procurar imediatamente a Vigilância Epidemiológica, localizada na Policlínica, ao lado do Pronto Socorro, no bairro Quincas Machado e comunicar o ocorrido para que o paciente seja medicado. Desse modo, o caso é notificado à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde. Além disso, é preciso monitorar o comportamento de cães e gatos e observar se esses animais manifestam mudanças repentinas de comportamento, com agressividade. Também orientamos a manter os animais presos, para que não tenham contato com outros que possam transmitir raiva e caso”, explica o veterinário da Vigilância Sanitária de Guaçuí, Marcelo Martins.


 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Fotos

Ministério da Saúde suspende vacinação antirrábica

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/ministerio-da-saude-suspende-vacinacao-antirrabica-ywczm.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade