Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos

Inaugurada a Praça Zidico Spala no bairro São José em Guaçuí

Obra é uma das que foi feita pela Prefeitura, com recursos próprios do município, e faz parte de uma relação de realizações a serem inauguradas nos próximos dias

Por Comunicação Guaçuí , fonte Obras Guaçuí
Publicado em 18/06/2019 às 17:51  •  atualizado há 8 dias

A Prefeitura de Guaçuí iniciou, nesta tarde de terça-feira (18), uma série de inaugurações que estão programadas para acontecer neste mês de junho e em julho. E a primeira obra a ser inaugurada, com a presença da prefeita Vera Costa e demais autoridades, foi a Praça Zidico Spala, localizada no bairro São José. A praça foi realizada com recursos próprios do município, assim como outras que estão na relação de inaugurações. O investimento inicial da praça foi orçado em R$ 46.476,46, fechando em R$ 56.000,83, ao seu final.

A festa na comunidade que aprovou a obra teve também brinquedos e pipoca para a criançada que vai ser uma das mais beneficiadas com a nova praça, como destacou a prefeita Vera Costa. “Estou muito feliz em entregar à população uma obra tão bonita e já ver as crianças brincando no parquinho”, afirmou, contando que uma menina que estava no local havia lhe agradecido, “porque agora tenho uma praça pra eu brincar perto de casa”. “É isso que gostamos de ouvir, ver que estamos levando alegria e qualidade de vida para as pessoas”, completou.

A prefeita convidou os familiares do homenageado que dá nome à praça e destacou sua história, como homem trabalhador, e da família que sempre morou no local. Em nome da família, quem falou e agradeceu foi uma das netas de Zidico, Zigea Ferreira Spala, que agradeceu à prefeita Vera Costa, ao vereador Paulinho do Vitalino (autor do projeto de lei que deu nome à praça e que estava presente) e a todos os vereadores que aprovaram o nome. E ouviu do presidente da Câmara, Angelo Moreira, que a homenagem é justa e merecedora, por se tratar de “uma família de pessoas trabalhadoras”. “E quero acentuar que esta obra está trazendo dignidade para as crianças e moradores do bairro”, ressaltou.

Vera Costa ainda colocou que realizar uma obra como essa não é fácil e envolve muitos setores da Prefeitura. “E fazer uma obra com recursos próprios só é possível com muita economia e, além dessa, temos muitas outras sendo feitas, com recursos do município, e ainda aquelas com recursos dos governos federal e estadual, porque temos obras espalhadas por todo o município”, enfatizou a prefeita, citando algumas delas.

Também estavam presentes, os vereadores Licinho, José Agusto, Marcos do Goes, Cícero Augusto e Zé Ruim. Além dos secretários municipais Marcello Rodolfo (Obras), Roberto Martins (Meio Ambiente), Maria Alice Moulin (Governo e Articulação Institucional), Tina Costa (Finanças), Heliene Coelho (Planejamento), Waleska Guaitolini (Gestão Administrativa e Recursos Humanos), Leonardo Ridolfi (Cultura, Turismo e Esportes) e o diretor do SAAE, Ivan Viana. E também a comendadora Maria Madalena Emery de Carvalho e o ex-vereador Paulo Viana de Aguiar, entre outros.

Quase R$ 2 milhões

A nova praça está entre as importantes obras que estão acontecendo em Guaçuí, algumas esperadas há muitos anos, utilizando dinheiro municipal que, conforme destaca a prefeita Vera Costa, é fruto de muita economia e boa gestão com a coisa pública. O total de recursos do município investidos é de R$ 1.508.350,53, mas se for somado o total que o município pagou em contrapartida nos convênios federais e estaduais (R$ 461.565,27), este total chega a R$ 1.969.915,80. Ou seja, quase R$ 2 milhões em recursos municipais investidos em realizações.

Entre as obras realizadas com recursos do município, além da Praça Zidico Spala, a Prefeitura de Guaçuí já concluiu a Área de Transbordo de Resíduos e a sede da Secretaria de Meio Ambiente está praticamente pronta. Está sendo realizado, ainda, com verba própria, a reforma e conclusão da obra da Unidade de Saúde Abelha I e II, perto da Escola Municipal Isaura Marques da Silva (Caic) – obra que foi encontrada pela atual administração paralisada, quando a prefeita Vera Costa assumiu seu primeiro mandato –, a construção de contenção de encosta na Avenida Agenor Luiz Thomé (Beira Rio) – obra que era aguardada há anos –, a instalação de medidores e rede elétrica na área de eventos (antigo parque de exposições), com a construção de passeio em frente ao medidor, e substituição de iluminação pública para lâmpadas de led, na Beira Rio, Avenida Espírito Santo e em volta da sede da Prefeitura.

Ainda está sendo feita a instalação de Sistema de Vídeo Monitoramento e a reforma do Teatro Municipal Fernando Torres. E na quarta-feira passada (12), foi dada a ordem de serviço para uma reforma na Escola Municipal Anísio Teixeira. Outras ainda serão dadas, em breve, como para a construção da Casa das Artes e Reforma do Ginásio de Esportes.

Contudo, somando a esses investimentos com recursos próprios, os recursos federais e estaduais, levando em conta o final de 2017, o ano de 2018 e o início de 2019, Guaçuí já recebeu, naquilo que foi concluído e entregue, ou está em andamento, um total de R$ 11.831.863,54. E isso vai além, se juntarmos a isso os recursos federais previstos e certos para chegar, onde o investimento total pode chegar a R$ 15.840.512.54.

Inaugurada a Praça Zidico Spala no bairro São José em Guaçuí

Inauguração da praça iniciou uma série de inaugurações que estão programadas para acontecer neste mês de junho e em julho. (Comunicação Guaçuí)

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAR PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA JOÃO ACACINHO  há 14 dias  •  Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos

Noticia AUDIÊNCIA PÚBLICA: REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA JOÃO ACACINHO O evento acontecerá nesta quinta-feira, 04 de abril, às 13h, no Teatro Municipal Fernando Torres. há 17 dias  •  Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos