Ex-combatente guaçuiense estará presente a Desfile de 7 de setembro

Com 96 anos, ele se disse honrado com convite feito pela Prefeitura de Guaçuí para ocupar lugar de honra durante a realização do evento

Por Comunicação Guaçuí , fonte Prefeitura de Guaçuí
Publicado em 06/09/2019 às 15:29  •  atualizado há 2 dias

O Brasil é o único país sul americano que participou das operações militares na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Brasileiros de todo o País compuseram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para lutar, na Itália, ao lado dos Aliados. E entre estes brasileiros, estava um guaçuiense que, hoje, com 96 anos, tem muitas histórias para contar e recebeu um convite especial do município para este sábado, 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.

Em nome da prefeita Vera Costa, o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins – que é oficial da reserva da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES) – entregou, pessoalmente, um convite ao ex-combatente Agostinho Ferreira Silva, de 96 anos, para estar presente, em lugar de honra, no Desfile Cívico Escolar Militar que vai acontecer neste sábado, na Avenida Marechal Floriano, a partir das 8 horas da manhã. “É uma honra e uma grade emoção poder ouvir os relatos desse nosso herói, de Guaçuí”, afirma Roberto Martins que adiantou que a Prefeitura irá providenciar todo o necessário para que o ex-combatente possa chegar ao local do desfile e depois voltar à sua casa.

Com toda a lucidez de seus 96 anos, seu Agostinho conversou com o secretário e relembrou muitos acontecimentos que marcaram sua vida para sempre. Ele agradeceu o carinho do convite e disse que estará presente. “Agradeço ao secretário, à prefeita e a todos envolvidos pelo carinho e estarei junto com todos, para comemorar essa data que, para mim, é uma das mais emocionantes”, afirma. “Tenho na memória todos os acontecimentos vividos nesse momento da História do Brasil”, completa.

FEB

A FEB foi uma força militar aeroterrestre constituída por 25.834 homens e mulheres que lutaram, durante a Segunda Guerra Mundial, ao lado dos Aliados (Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética, Resistência Francesa etc.), na Campanha da Itália (país que compôs as Potências do Eixo, junto com Alemanha e Japão), em suas duas últimas fases — o rompimento da Linha Gótica e a Ofensiva Aliada final naquela frente. Ela era formada por uma divisão de infantaria completa, uma esquadrilha de reconhecimento e um esquadrão de caças. Seu lema de campanha “A cobra está fumando” era uma alusão irônica ao que se afirmava, na época de sua formação, que seria “Mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra na Europa”.

Ex-combatente guaçuiense estará presente a Desfile de 7 de setembro

O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, entregou, pessoalmente, o convite ao ex-combatente Agostinho Ferreira Silva, de 96 anos. (Comunicação Guaçuí)

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Prefeito de Guaçuí decreta luto oficial pelo falecimento de José Avematias de Oliveira O luto oficial será de três dias em memória ao servidor municipal. há 2 meses  •  Prefeitura