Evento virtual marca expansão do Samu em Guaçuí e mais 10 municípios da Região Sul
Além de Guaçuí, foram contemplados os municípios de Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul e Muqui.
Por Comunicação Guaçuí, fonte Governo de Estado
Publicado em 29/03/2021 às 14:03 • atualizado há 20 minutos
O prefeito, Marcos Luiz Jauhar e o secretário municipal de Saúde, Werton dos Santos Cardoso, participaram nesta segunda-feira (29) do evento virtual onde o governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em 11 cidades da Região Sul. Além de Guaçuí, foram contemplados os municípios de Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul e Muqui. Todos da região Sul do Espírito Santo. A ação faz parte do programa “SAMU para Todos”. Com a nova expansão, o serviço está presente em 51 municípios capixabas, atingindo uma cobertura de 85,04% da população.
Jauhar pontua que o início das atividades do Samu em Guaçuí veio em boa hora. “Estamos passando por um momento crítico na Saúde com a pandemia do Covid-19, então poder contar com o serviço de urgência e emergência é ter a certeza que nossos munícipes receberão um atendimento de excelência, e isso significa mais vidas salvas. Agradeço ao governador, Renato Casagrande, por priorizar a vida e trazer o Samu também para o interior do Estado”, disse o prefeito.
Durante a solenidade virtual transmitida ao vivo pelas redes sociais, Casagrande destacou a importância do SAMU 192, sobretudo, neste momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), e voltou a pedir a colaboração da população no enfrentamento à doença.
“A doença já está além do nosso calcanhar e não podemos deixar que ela nos atropele. Para isso, precisamos abrir leitos, mas também fazermos a nossa parte na redução da transmissão do vírus. Precisamos agradecer a quem está ajudando e pedir encarecidamente a quem não está ajudando para que passe a ajudar nessa redução da interação social. Essa deve ser uma semana de resguardo, fazendo a Páscoa dentro de casa. Se nós fizermos o certo, vamos colher na frente. Se fizermos o errado, tentando buscar popularidade e simpatia superficiais, nós seremos penalizados”, pontuou o governador Casagrande.
Para a manutenção e efetivação do serviço, haverá a governança e coparticipação da expansão entre Estado (60%) e Municípios (40%).
De acordo com o secretário, o serviço será mais um exemplo de como o Sistema Único de Saúde (SUS) consegue apresentar caminhos e saídas com responsabilidade interfederativa, com financiamento tripartite e com grande protagonismo da gestão municipal.
“A nossa aposta foi por fazer o empoderamento dos municípios, fortalecendo os consórcios, e destacando o importante papel dos prefeitos e secretários de saúde municipais, que são os grandes gestores dessa ampliação. O Estado irá garantir 100% de toda estrutura de regulação, com organização regional para poder atender com a garantia de vaga zero a todo paciente atingido por uma doença grave”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
O secretário da Saúde ressaltou que, neste momento de pandemia, o SAMU 192 auxiliará no tempo de resposta na remoção dos pacientes. “Dentro de uma pactuação de uma grade de referência dos hospitais, que vão garantir a vaga zero”, explicou.
Samu 192 já está em operação em Guaçuí
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) entrou em operação hoje em Guaçuí. A base fica no quartel do Corpo de Bombeiros e conta com duas ambulâncias, uma de suporte básico e uma de suporte avançado.
O Samu é um serviço de atendimento pré-hospitalar. O objetivo é fazer com que profissionais de saúde iniciem, da forma mais precoce possível, os procedimentos de salvamento de pacientes em situações de urgência e emergência, aumentando as possibilidades de recuperação das vítimas. Sendo assim, as ambulâncias funcionam como unidades móveis de saúde.
O serviço será operado por uma empresa contratada pelo Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul) por meio de processo licitatório.
Quando acionar o atendimento móvel de urgência
Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.
O Samu 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.
Acione o serviço em casos de:
- Parada cardiorrespiratória;
- Dor forte no peito (infarto);
- Dificuldade de respirar/engasgo;
- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
- Intoxicação (envenenamento);
- Queimadura grave;
- Choque elétrico;
- Acidente de trânsito com vítima;
- Queda grave e fratura;
- Afogamento;
- Surto psiquiátrico;
- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.
Fotos

Jauhar participou, nesta segunda-feira (29), do evento virtual ondefoi anunciado a expansão do SAMU 192 em 11 cidades da Região Sul. (Comunicação Guaçuí)


https://guacui.es.gov.br/noticia/2021/03/evento-virtual-marca-expansao-do-samu-em-guacui-e-mais-10-municipios-da-regiao-sul.html
Publicações relacionadas
Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE há 3 dias • Saúde

Noticia CONFERÊNCIA MUNICIPAL IRÁ DEBATER O FUTURO DA SAÚDE DE GUAÇUÍ A Conferência Municipal da Saúde será realizada no dia 23 março na Câmara Municipal de 08h30 às 16h. há 9 dias • Saúde

Noticia GUAÇUÍ INICIA A APLICAÇÃO DA VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID-19 - IDOSOS 60 ANOS OU MAIS Neste momento, serão imunizados idosos a partir de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos. há 13 dias • Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ENTREGA MEDICAMENTOS INJETÁVEIS PARA O PRONTO-SOCORRO Além dos medicamentos também foram entregues luvas e máscaras, proveniente de emenda impositiva do vereador, Renato Duponi no valor de R$54.000,00. há 26 dias • Saúde

Noticia GUAÇUÍ INICIA NESTA TERÇA-FEIRA A APLICAÇÃO DA VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID-19 Neste primeiro momento, serão imunizados idosos a partir de 70 anos e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos. há 26 dias • Saúde

Noticia PREFEITURA ALERTA PARA AUMENTO DE CASOS DE DENGUE EM GUAÇUÍ Denúncias de possíveis criadouros em residência ou em áreas abertas podem ser feitas pelo telefone 28 99881-3033. há 30 dias • Saúde

Noticia PRÉ-CARNAVAL: SAE/CTA DE GUAÇUÍ REALIZA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ISTs O trabalho de conscientização continuará durante os quatro dias de carnaval e a previsão é que neste período sejam distribuídos aproximadamente 14 mil preservativos. há 1 mês • Saúde

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ ENTREGA OBRAS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DO PRONTO-SOCORRO há 1 mês • Saúde

Noticia NOVO MAMÓGRAFO PARA A SANTA CASA DE GUAÇUÍ O equipamento vai garantir um diagnóstico de mais precisão e clareza nas imagens de alta definição. há 2 meses • Saúde

Noticia PREFEITO JAUHAR ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA REFORMA DE ESF EM SÃO PEDRO DE RATES A assinatura aconteceu na manhã da última quarta-feira (04). há 2 meses • Saúde