Saúde

Evento virtual marca expansão do Samu em Guaçuí e mais 10 municípios da Região Sul

Além de Guaçuí, foram contemplados os municípios de Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul e Muqui.

588

Por Comunicação Guaçuí, fonte Governo de Estado
Publicado em 29/03/2021 às 14:03  •  atualizado há 1 dia

O prefeito, Marcos Luiz Jauhar e o secretário municipal de Saúde, Werton dos Santos Cardoso, participaram nesta segunda-feira (29) do evento virtual onde o governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em 11 cidades da Região Sul. Além de Guaçuí, foram contemplados os municípios de Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul e Muqui. Todos da região Sul do Espírito Santo. A ação faz parte do programa “SAMU para Todos”. Com a nova expansão, o serviço está presente em 51 municípios capixabas, atingindo uma cobertura de 85,04% da população. 
Jauhar pontua que o início das atividades do Samu em Guaçuí veio em boa hora. “Estamos passando por um momento crítico na Saúde com a pandemia do Covid-19, então poder contar com o serviço de urgência e emergência é ter a certeza que nossos munícipes receberão um atendimento de excelência, e isso significa mais vidas salvas. Agradeço ao governador, Renato Casagrande, por priorizar a vida e trazer o Samu também para o interior do Estado”, disse o prefeito. 
 
Durante a solenidade virtual transmitida ao vivo pelas redes sociais, Casagrande destacou a importância do SAMU 192, sobretudo, neste momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), e voltou a pedir a colaboração da população no enfrentamento à doença. 
 
“A doença já está além do nosso calcanhar e não podemos deixar que ela nos atropele. Para isso, precisamos abrir leitos, mas também fazermos a nossa parte na redução da transmissão do vírus. Precisamos agradecer a quem está ajudando e pedir encarecidamente a quem não está ajudando para que passe a ajudar nessa redução da interação social. Essa deve ser uma semana de resguardo, fazendo a Páscoa dentro de casa. Se nós fizermos o certo, vamos colher na frente. Se fizermos o errado, tentando buscar popularidade e simpatia superficiais, nós seremos penalizados”, pontuou o governador Casagrande. 
Para a manutenção e efetivação do serviço, haverá a governança e coparticipação da expansão entre Estado (60%) e Municípios (40%).  
 
De acordo com o secretário, o serviço será mais um exemplo de como o Sistema Único de Saúde (SUS) consegue apresentar caminhos e saídas com responsabilidade interfederativa, com financiamento tripartite e com grande protagonismo da gestão municipal. 
 
“A nossa aposta foi por fazer o empoderamento dos municípios, fortalecendo os consórcios, e destacando o importante papel dos prefeitos e secretários de saúde municipais, que são os grandes gestores dessa ampliação. O Estado irá garantir 100% de toda estrutura de regulação, com organização regional para poder atender com a garantia de vaga zero a todo paciente atingido por uma doença grave”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. 
 
O secretário da Saúde ressaltou que, neste momento de pandemia, o SAMU 192 auxiliará no tempo de resposta na remoção dos pacientes. “Dentro de uma pactuação de uma grade de referência dos hospitais, que vão garantir a vaga zero”, explicou. 
 
Samu 192 já está em operação em Guaçuí   

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) entrou em operação hoje em Guaçuí. A base fica no quartel do Corpo de Bombeiros e conta com duas ambulâncias, uma de suporte básico e uma de suporte avançado. 

O Samu é um serviço de atendimento pré-hospitalar. O objetivo é fazer com que profissionais de saúde iniciem, da forma mais precoce possível, os procedimentos de salvamento de pacientes em situações de urgência e emergência, aumentando as possibilidades de recuperação das vítimas. Sendo assim, as ambulâncias funcionam como unidades móveis de saúde. 

O serviço será operado por uma empresa contratada pelo Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul) por meio de processo licitatório.  
 
Quando acionar o atendimento móvel de urgência 

Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local. 

O Samu 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco. 

Acione o serviço em casos de: 
- Parada cardiorrespiratória; 
- Dor forte no peito (infarto); 
- Dificuldade de respirar/engasgo; 
- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame); 
- Intoxicação (envenenamento); 
- Queimadura grave; 
- Choque elétrico; 
- Acidente de trânsito com vítima; 
- Queda grave e fratura; 
- Afogamento; 
- Surto psiquiátrico; 
- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca; 
- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê. 

Fotos

Evento virtual marca expansão do Samu em Guaçuí e mais 10 municípios da Região Sul

Jauhar participou, nesta segunda-feira (29), do evento virtual ondefoi anunciado a expansão do SAMU 192 em 11 cidades da Região Sul. (Comunicação Guaçuí)

 

 

https://guacui.es.gov.br/noticia/2021/03/evento-virtual-marca-expansao-do-samu-em-guacui-e-mais-10-municipios-da-regiao-sul.html

Publicações relacionadas

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024 COOPERAÇÃO FINANCEIRA PARA MANUTENÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA IDOSOS DESENVOLVIDO PELO LAR DOS IDOSOS FREDERICO OZANAM DE GUAÇUÍ há 25 dias  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia GUAÇUÍ DESTACA-SE NO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: APLICAÇÃO DE 1632 DOSES GARANTE 2º LUGAR NO RANKING ESTADUAL  há 2 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO  há 2 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE  há 2 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA RELATÓRIO DO 3° QUADRIMESTRE E ANUAL DE 2023  há 2 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE EM GUAÇUÍ  há 2 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia EDITAL SEMUS Nº 01-2024 PARA A CONCESSÃO DE USO DE CADEIRAS DE RODAS MOTORIZADAS A Prefeitura de Guaçuí torna público o Edital para a concessão de uso de cadeiras de rodas motorizadas feitas sob medida que serão doadas à portadores de deficiência com vulnerabilidade social há 2 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia LISTA DE MEDICAMENTOS 2024  há 5 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia SERVIDORES DA PREFEITURA REALIZAM MUTIRÃO CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE NOS BAIRROS E DISTRITOS DE GUAÇUÍ  há 5 meses  •  Saúde

JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 12/2024

Noticia SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIA D DA CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO  há 6 meses  •  Saúde

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade