Prefeitura

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

48

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:50  •  atualizado há 6 dias

Título Original: Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é lembrado em Guaçuí com palestra
O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca foi lembrado em Guaçuí na sexta-feira (17). A Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA/Ufes) realizaram, no auditório da Câmara Municipal de Guaçuí, uma palestra de sensibilização e educação ambiental para os alunos das 7ª e 8ª séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Deocleciano de Oliveira”.
 
A palestra que teve como tema a desertificação, foi realizada pela professora do Departamento de Produção Vegetal do CCA/Ufes, Fabiana Silva de Souza - engenheira agrônoma, mestre em Ciências do Solo e doutora em Solo e Nutrição de Plantas. O evento contou, ainda, com a participação da secretária municipal de Meio Ambiente, Josiane Amorim de Lima, do chefe de Gabinete do Prefeito, Cloves Francisco de Souza, da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de professores da EMEF “Deocleciano de Oliveira”
De acordo com a professora doutora Fabiana Silva de Souza, os solos em processo de desertificação, degradados, não oferecem condição para o desenvolvimento das plantas. No solo desertificado observa-se escassez, isso origina desertos arenosos, que acontecem a partir do empobrecimento do solo. Ocorre a morte da vegetação, que é substituída pelo terreno arenoso.
 
Fabiana explicou, também, que a preocupação com a desertificação surgiu nos anos 30, nos Estados Unidos da América. Uma série de tempestades de areia varreu o meio oeste do país, cobrindo cidades inteiras. O fenômeno ficou conhecido como “prato de poeira”. Hoje a desertificação destrói cerca de 60 mil km2 por ano no mundo, causa perdas econômicas, como na produção de alimentos. A estimativa é que essas perdas totalizem 4 bilhões de dólares no mundo e 100 milhões de dólares no Brasil.
 
Segundo a professora, o desmatamento é uma das causas da desertificação. “Compromete a biodiversidade, os solos ficam descobertos e expostos à erosão. O desmatamento acaba com a vegetação nativa para introduzir, geralmente, pastagem para gado e, muitas vezes, é seguido de queimadas. Essa ação mata animais, acaba com microorganismos do solo e causa enormes prejuízos ambientais. Hoje não se recomenda a queimada a não ser em casos de extrema necessidade”, pontuou Fabiana.
Na palestra, Fabiana falou, também, a respeito da desertificação no Espírito Santo. “A desertificação no Espírito Santo tem como principais causas as monoculturas do eucalipto e da cana. As lavouras de café, com cultivo errado, também contribuem para a desertificação”, afirmou.
 
Finalizando a palestra, a doutora lembrou sobre a importância da preservação do meio ambiente, dando dicas para os alunos e demais pessoas que assistiram a sua apresentação. “Devemos procurar utilizar o solo da melhor maneira possível e proteger, devemos utilizar de modo adequado”, finalizou.

O chefe de Gabinete do Prefeito, Cloves Francisco de Souza, agradeceu em nome da Administração e do prefeito pela palestra da doutora Fabiana, que acrescentou muito conhecimento a todos os participantes. Juntamente com a secretária de Meio Ambiente, Josiane Amorim de Lima, Cloves fez a entrega de um certificado pela participação da professora.
 
Texto e Fotos: ASSESSORIA DE IMPRENSA OFICIAL
 
 
 
Informações Adicionais
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
(28) 3553-3845
 
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaçuí
 (28) 3553-3344
 

Fotos

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/dia-mundial-de-combate-a-desertificacao-e-a-seca-wxshm.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade