Educação

Alunos do Paat de Guaçuí realizam releitura de obras de arte em atividade on line

A iniciativa faz parte das atividades realizadas pelo alunos, de forma on line, durante a pandemia do Coronvavírus

Por Comunicação Guaçuí, fonte Educação Guaçuí
Publicado em 27/07/2020 às 16:25  •  atualizado há 1 dia

Alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira, de Guaçuí, que fazem parte do Programa de Atendimento ao Aluno Talentoso (Paat), seguem realizando atividades, mesmo nesta época de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), de forma on line. E entre estas atividades, fizeram uma releitura de obras de arte, onde eles mesmos são os modelos em fotos e montagens que abordam os trabalhos artísticos escolhidos por cada um.

Conforme explica a professora Selma de Souza Sanglard, responsável pelo programa, no município, e que coordenou este e outros trabalhos realizados pelos alunos, a atividade levou em conta os interesses individuais e coletivos, as habilidades e estilos de aprendizagem de cada aluno. O resultado pode ser visto nas fotos divulgadas pela professora.

Segundo ela, este tipo de atividade vai de encontro ao foco abordado pelo Paat, em Guaçuí, citando Joseph Renzulli (2014) que reconhece dois tipos de talento: a superdotação escolar e a superdotação criativo-produtiva. “A superdotação escolar relaciona-se às habilidades demonstradas em testes de aptidão e é muito valorizada em situações tradicionais de aprendizagem escolar, enquanto a superdotação criativo-produtiva diz respeito a aspectos da atividade e do envolvimento humano, relacionados ao pensamento e a produtos originais”, explica a professora,

Conforme informações da Secretaria Municipal de Educação (Seme), participam do Paat, crianças a partir de 6 anos de idade até o término dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal. O programa incentiva a formação de grupos por áreas de interesse ou de acordo com o talento. O aluno inicia e segue seu plano de estudo, no Paat, que é completado no estágio feito por meio de atividades múltiplas na comunidade.

Paat

A Seme criou o Programa para Atendimento ao Aluno Talentoso (Paat), diante das exigências da época atual refletidas nas orientações legais e do fato do professor da classe regular nem sempre dispor de tempo ou de preparo para o atendimento especial que o aluno superdotado requer. Isso foi possível quando a Secretaria do Estado da Educação (Sedu), em 2001, ofereceu formação inicial e continuada a professores, visando o trabalho com o aluno talentoso, onde Guaçuí indicou um profissional, o que proporcionou implantação do programa no município.

Foi montada, então, a sala de recurso em altas habilidades que funciona, até hoje, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira e atende, no contraturno, a estudantes de todas as escolas do ensino fundamental da rede municipal, com indicativo de talento. Além de disponibilizar professor e recursos didáticos e pedagógicos para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos, a Seme de Guaçuí tem como objetivo ampliar o número de salas de recursos, para que todos os talentosos possam desenvolver seu potencial.

O aluno encaminhado ao PAAT é atendido em horário compatível ou não coincidente com o da escola regular que frequenta. Entre as várias modalidades de identificação, é aconselhada observação direta dos alunos, durante um ano, pelos professores. Sendo assim, o processo de identificação do aluno talentoso é sempre realizado no ano letivo anterior ao do encaminhamento para o PAAT. E o atendimento especial também pode ser solicitado pela família, se considerá-lo talentoso, ou pelo próprio aluno.

Oficinas

O Programa tem como filosofia proporcionar o desenvolvimento do potencial do aluno talentoso, apoiando-se em estratégias educacionais múltiplas, incluindo parcerias com a comunidade, objetivando o desenvolvimento emocional, intelectual, criativo e social do jovem talentoso. O atendimento é individual ou em grupos de, no máximo, quatro alunos. Eles também participam de oficinas da comunidade, uma ou duas vezes por semana, de acordo com a sua área de interesse, o que não está acontecendo atualmente, devido ao isolamento social.

A sala de recursos do PAAT de Guaçuí oferece suplementação ou enriquecimento de conteúdos ou de temas que sejam do interesse dos alunos. As estratégias desenvolvidas na sala são direcionadas para a construção de ideias, relacionadas às diversas áreas do conhecimento, por intermédio de metodologias diferenciadas, executadas de acordo com um cronograma previamente estabelecido, além de um plano individualizado, elaborado com o próprio aluno. Com isso, ele pode refletir, transformar e saber utilizar o seu potencial em contribuições à comunidade.

comunicacao.guacui@gmail.com

A professora Selma Sanglard com alguns alunos do Paat em uma das atividades múltiplas na comunidade. (Arquivo Comunicação Guaçuí/Divulgação)

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 1 mês  •  Educação