Alunos do Ensino Fundamental recebem kit de livros

Prefeitura de Guaçuí e Governo do Estado distribuem kit de livros para alunos do 1º ano de todas as escolas municipais

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 06/03/2018 às 19:23  •  atualizado há 22 horas

A Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), numa parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), por meio da Superintendência Regional de Educação, realizou a entrega de um kit de livros para alunos do 1º ano do Esnino Fundamental das escolas do município. A entrega simbólica aconteceu na Escola Municipal Anísio Teixeira, mas os kits composto de cinco livros serão distribuídos para todos os alunos, numa ação que faz parte do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

A assinatura da adesão do município de Guaçuí ao Paes aconteceu no dia 8 de novembro do ano passado, em solenidade realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), e a Prefeitura, no Teatro Municipal Fernando Torres, com a presença do secretário estadual Haroldo Correa Rocha. O Pacto é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental.

A superintendente regional de Educação, Sayonara Toledo da Silva, explicou que o kit é composto por cinco livros, sendo um de leitura, um de jogos e três de atividades. “São livros muito coloridos, com jogos, textos para leitura e atividades, e a gente espera que alunos e professores aproveitem bem esse material”, disse.

A superintendente pedagógica da Seme, Márcia Maria de Oliveira, também destacou a importância do Paes que, segundo ela, tem um olhar especial para o 1º ano do Ensino Fundamental, onde o objetivo é de que todos aprendam a ler e escrever com mais facilidade e eficiência. “E esses livros serão usados o ano inteiro pelos alunos”, disse se dirigindo a mães que estavam presentes, além da diretora da escola, Voluzia Dutra Mendonça, e toda a equipe da instituição de ensino.

O secretário municipal de Educação, Vanderson Pires Vieira, destacou que os livros vão ajudar muito no aprendizado dos alunos e lembrou que, no dia 18 de abril, alunos que estão agora no 2º ano vão lançar seus livros infantis, no projeto que também faz parte do incentivo à leitura nas escolas do município. “E se todos se esforçarem, também poderão escrever e publicar seus livros”, afirmou.

A prefeita Vera Costa também fez questão de participar da entrega do kit de livros, numa parceria muito importante com o Governo do Estado. “Quando se tem educação e se presta atenção nas aulas aprende muito mais rápido”, disse, destacando a educação mostrada pelos alunos da Escola Anísio Teixeira, o que também foi enfatizado pelo secretário Vanderson Pires. A prefeita também aproveitou para lembrar que Guaçuí melhorou seu índice no Ideb. “Mas podemos melhorar muito mais, porque sei que todos estão trabalhando para isso”, finalizou.

Paes

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é desenvolvido a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o estado e as redes municipais de ensino, conforme determina a Constituição de 1988. Em seus artigos 23 e 24, a Carta Magna estabelece que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem se organizar, a partir de um regime de competências comuns. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 8º, é mais explicita em destacar que “a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino”.

Logo, conforme destaca o Governo do Estado, é responsabilidade dos entes federados, e neste caso em especial, do estado do Espírito Santo, atuar de forma colaborativa com as administrações municipais, visando atingir objetivos que são comuns a ambos. E a Sedu coloca que a parceria entre o Estado e o município tem como objetivo propor ações focadas nas salas de aula, voltadas para resultados de aprendizagem, a partir do diálogo permanente e ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e a melhoria dos indicadores educacionais dos alunos da educação básica no Espírito Santo. Por isso, o Paes é estruturado em três eixos de trabalho: apoio à gestão, fortalecimento da aprendizagem e planejamento e suporte.

Alunos do Ensino Fundamental recebem kit de livros

A entrega simbólica aconteceu na Escola Municipal Anísio Teixeira, mas os kits serão distribuídos em todas as escolas do município.

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO

Noticia SECRETARIA DE AGRICULTURA DE GUAÇUÍ REALIZA OPERAÇÃO DE RETIRADA DE SOLO SATURADO NA REGIÃO DA MIÇANGA  há 1 mês  •  Educação

Vídeo PROGRAMA GUAÇUÍ + AÇÃO | EDUCAÇÃO  há 2 meses  •  Educação

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 - LEI PAULO GUSTAVO