Saúde

Ação vai oferecer testes gratuitos para hepatites virais em Guaçuí

A ação “Hepatite Zero” será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Rotary Club de Guaçuí

754

Por Comunicação Guaçuí , fonte Saúde Guaçuí
Publicado em 24/07/2019 às 14:10  •  atualizado há 23 dias

A hepatite é uma doença grave que pode levar a outras mais graves ainda – dependendo do seu tipo – e pode matar. Por isso, a Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com o apoio do Rotary Club, vai realizar a ação “Hepatite Zero” – projeto mundial de erradicação dessa doença – que vai oferecer o teste gratuito, em praça pública, nesta sexta-feira (26).

A ação vai acontecer na Praça João Acacinho, no centro da cidade, a partir das 13 horas, sob a coordenação do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) – DST/Aids –, da Semus. Conforme explica a coordenadora do SAE/CTA, Laira Elisa Machado de Carvalho, o município tomou a frente da ação, com o apoio do Rotary, devido à estrutura do serviço existente e que é oferecido no município. “Em outras cidades, onde não há o SAE, o Rotary consegue alguém especializado no setor para realizar a ação, mas aqui já temos condições de realizar os testes”, destaca.

Laira Elisa explica que a ação tem como foco os testes para hepatite B e C, mas também serão feitos os testes para HIV (Aids) e Sífilis. “A ação é focada na testagem das hepatites virais, mas também vamos aproveitar para fazer testes para HIV e Sífilis”, esclarece. “Os resultados serão entregues na próxima terça-feira, dia 30, no SAE/CTA”, informa. O SAE/CTA fica ao lado da sede da Secretaria Municipal de Saúde, no final da Avenida Espírito Santo.

É importante exigir material esterilizado ou descartável em serviços de saúde, salões de beleza, se fizer tatuagem ou colocar piercing.  Mulheres grávidas podem passar o vírus da hepatite B ao bebê

As hepatites B e C são infecções causadas por vírus que atacam o fígado e são transmitidas pelo sangue, sendo que a B é uma doença sexualmente transmissível e muito mais fácil de pegar. “As hepatites B e C não tratadas devidamente podem evoluir para cirrose e câncer”, explica Laira Elisa.

A transmissão pode acontecer de forma igual ao HIV, por meio de sexo desprotegido (sem camisinha ou preservativo feminino), transfusão de sangue, compartilhando seringas e agulhas, além de materiais não esterilizados em manicures, tatuadores e outros serviços similares. Por isso, é importante exigir material esterilizado ou descartável em serviços de saúde, salões de beleza, se fizer tatuagem ou colocar piercing.  Mulheres grávidas podem passar o vírus da hepatite B para o bebê.

Os sintomas nem sempre se manifestam de forma clara, mas quando aparecem, podem ser cansaço, tontura, enjoo, febre, dor na região do fígado, urina escura, fezes claras, pele e olhos amarelados. “E essa ação é uma ótima oportunidade para que as pessoas façam o teste, porque o tratamento precoce é importante, por isso, estamos convidando a população a participar nesta sexta-feira, na Praça João Acacinho, a partir das 13 horas”, convida a coordenadora do SAE/CTA. “E haverá também a distribuição de um kit, com camisinha, gel lubrificante, panfleto informativos, lixa e palito para manicure”, complementa Laira.

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

www.youtube.com/prefeituradeguacui

www.twitter.com/guacui_gov

Fotos

Ação vai oferecer testes gratuitos para hepatites virais em Guaçuí

A ação “Hepatite Zero” vai oferecer o teste gratuito, na Praça João Acacinho, nesta sexta-feira (26), a partir das 13 horas. (Ilustrativa)

https://guacui.es.gov.br/noticia/2019/07/acao-vai-oferecer-testes-gratuitos-para-hepatites-virais-em-guacui.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade