Ponte provisória do Exército chega a Guaçuí para ser instalada na BR482

O comboio composto por carretas bi-trem e outros veículos chegou ao município na tarde desta segunda

Por Comunicação Guaçuí , fonte Prefeitura de Guaçuí
Publicado em 08/04/2019 às 17:45  •  atualizado há 17 horas

Um comboio do Batalhão de Engenharia do Exército – composto por carretas bi-trem e outros veículos – chegou a Guaçuí na tarde desta segunda-feira (8), vindo do Rio de Janeiro, trazendo a ponte móvel que será instalada ao lado da Ponte do Aésion, na BR482. A ponte foi interditada no dia 25 de fevereiro, pelo Dnit e, desde aquela data a instalação de uma ponte metálica do Exército vinha sendo discutida e trabalhada pelo órgão federal, os militares e a Prefeitura de Guaçuí que colocou equipes e máquinas para que a ação se concretizasse.

A situação da ponte foi constada pela Defesa Civil de Guaçuí, na noite do dia 25, o que foi comunicado ao Dnit, o qual determinou sua interdição de forma preventiva, de início, e depois de forma oficial, após enviar técnicos que confirmaram os problemas na estrutura que poderiam provocar o desmoronamento. A partir daí, a Prefeitura de Guaçuí realizou serviços, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e de Obras, de terraplanagem, melhorias e alargamento numa estrada vicinal que está sendo utilizada como desvio do tráfego que passava pela ponte, na BR482, desde então, o que acabou trazendo problemas para os bairros onde passa o fluxo de veículos, principalmente, os pesados. Tráfego pesado este que a Prefeitura tentou impedir, por meio de bloqueios que foram, todo tempo, retirados pelos motoristas de carretas e caminhões.

Após isso, se manteve um contato constante do Dnit com a Prefeitura de Guaçuí, para que uma solução fosse agilizada, para que se normalizasse o tráfego de veículos pela rodovia federal. E num primeiro momento, o órgão responsável informou, então, a possibilidade de ser instalada uma ponte provisória do Exército, até que a ponte de concreto seja recuperada. E no domingo de Carnaval, 3 de março, uma equipe do Batalhão de Engenharia do Exército esteve no município, quando foi recebida pela prefeita Vera Costa. Ela coordenou as providências a serem tomadas para que os militares sejam instalados e possam realizar os serviços, inclusive, intermediando o contato com o Corpo de Bombeiros que irá alojar o pessoal do Exército.

Depois disso, equipes do Dnit estiveram em Guaçuí, constantemente, para definirem onde seria instalada a ponte do Exército, inclusive, com a presença de outra equipe de militares que fez as medições e disse o que seria preciso para a instalação do equipamento, sempre contando com o apoio do Secretário Municipal de Obras de Guaçuí, Marcello Lougom Rodolfo, do secretário municipal de Agricultura, Edielson Rodrigues, e o coordenador da Defesa Civil de Guaçuí, Joilson Wagner da Costa. A partir dessa definição, a Prefeitura de Guaçuí colocou equipes e máquinas para a realização dos serviços necessários, visando a instalação da ponte provisória, junto com a empresa contratada pelo Dnit – que foi responsável pela sondagem de solo.

Foram realizados serviços de retirada de cercas, poda de vegetação e mudança de cabos de energia – o que contou com o apoio da Escelsa. Em seguida, foi feita a terraplanagem – o que contou também com o apoio da Prefeitura de Dores do Rio Preto que enviou uma máquina, para a construção da base e a abertura da área em que irá acontecer a montagem da ponte do Exército.

Logo, foi um trabalho feito em parceria entre a Prefeitura de Guaçuí e o Dnit, durante mais de 40 dias, tendo como principal objetivo voltar com o tráfego pela BR482, para tirar o tráfego de dentro da cidade, além do trecho ser de vital importância para o trânsito de moradores de Guaçuí e região. “Nos empenhamos, desde o primeiro dia da interdição da ponte, na BR482, colocando tudo que estava a nosso alcance, para colaborar com o Dnit, visando uma solução rápida, porque a ponte é muito importante para nosso município e toda a região e, principalmente, para tirar o fluxo de veículos pesados e intenso que está passando por dentro de bairros de nossa cidade, provocando prejuízos para cidadãos e para a Prefeitura, além de colocar em risco quem mora nesses locais”, afirma a prefeita Vera Costa. “Por isso, estamos muito felizes em ver que o comboio do Exército chegou e vai iniciar a instalação da ponte provisória, esperando, também, que ponte definitiva seja recuperada rapidamente”, completa.

A ponte provisória do Batalhão de Engenharia do Exército, segundo informações do Dnit, deve levar de 10 a 15 dias para ser montada, o que depende muito das condições meteorológicas. E depois de montada, deve permanecer no local atá a recuperação da ponte interditada, na BR482.

Ponte provisória do Exército chega a Guaçuí para ser instalada na BR482

O comboio do Exército chegou a Guaçuí, mas isso só foi possível depois de trabalho em parceria de Prefeitura e Dnit. (Divulgação)

(Comunicação Guaçuí)

Noticia Prefeito de Guaçuí decreta luto oficial pelo falecimento de José Avematias de Oliveira O luto oficial será de três dias em memória ao servidor municipal. há 2 meses  •  Prefeitura