Governo e Articulação Institucional

Reunião inicia processo de implantação de videomonitoramento

Comitiva da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) esteve em Guaçuí para dar o pontapé inicial para implantação do sistema

Por , fonte Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação PMG)
Publicado em 25/01/2018 às 15:36  •  atualizado há 12 horas

A prefeita de Guaçuí Vera Costa recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), uma comitiva da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), para tratar sobre o projeto de instalação de videomonitoramento em vários pontos da cidade. Assim como havia sido anunciado pela prefeita, o governador Paulo Hartung autorizou o início do processo para a implantação do sistema, em Guaçuí, o que começou a ser conversado nesta manhã.

A prefeita Vera Costa destacou que já esteve em Vitória, algumas vezes, inclusive junto com vereadores do município, para tratar do assunto com o secretário de Segurança, André Garcia, e com o próprio governador Paulo Hartung, que autorizou a implantação do projeto. “Estive em Vitória várias vezes para tratar do videomonitoramento da cidade, junto com os vereadores, e também uma reunião com o deputado estadual Rodrigo Coelho, que está junto com a gente nesse processo, e o governador autorizou a implantação em Guaçuí”, disse a prefeita. “Guaçuí está sofrendo com o aumento de furtos e roubos, e estamos perto da divisa com outros dois estados, e a implantação desse videomonitoramento vai ajudar muito na segurança da cidade”, completou.

O diretor do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), coronel Ronaldo Mutz, disse que recebeu a responsabilidade de acompanhar o processo de implantação em Guaçuí. Segundo ele, é essencial o uso de tecnologia no combate á violência. “Temos problemas de efetivo e o uso de toda tecnologia disponível é essencial”, destacou, colocando que existem batalhões da Polícia Militar que ainda não dispõem desse serviço. “Mas só ter televisores passando imagens sem ter quem esteja atento e identificando qualquer problema que possa estar acontecendo ou que haja possibilidade da acontecer, não adianta”, complementou.

O coronel apresentou, então, o projeto “Olho Digital”, o qual começa com o mapeamento dos pontos principais para a instalação das câmeras e a implantação de todo o sistema, o que ficará a cargo do Governo do Estado. Em contrapartida, o município fica responsável pelo local onde será instalado o centro do videomonitoramento e as pessoas que irão operar, sendo sugerida a contratação de policiais militares da reserva (aposentados). “Um policial da reserva tem a experiência de 30 anos para saber identificar qualquer ato suspeito, porque não temos só que atender a ocorrência que já esteja em andamento, mas também fazer a prevenção para que o ato ilícito não aconteça”, colocou o coronel.

O capitão Rômulo Azevedo Alves, da Companhia da PM de Guaçuí adiantou que já existe um mapeamento realizado pela Polícia Militar, mediante uma decisão do Grupo de Gestão Municipal Integrada (GGIM), que identificou 21 pontos. O comandante da 2ª Companhia de Guaçuí, major Fabrício Dutra, também estava presente, ratificando que a ação do GGIM tem sido de grande importância para a atuação da Polícia Militar no município.

Já o major Weverson Ferrari, responsável pelo projeto de implantação do sistema, esclareceu que é justamente as Polícias Militar e Civil, junto com os poderes públicos e os segmentos da sociedade, que vão determinar os pontos prioritários para a instalação das câmeras. “Depois de apresentados os pontos, a equipe só vê a viabilidade técnica de cada ponto”, explicou, sendo acrescentado pelo coronel Mutz que também ainda não foi definido pelo Estado quantas câmeras poderão ser adquiridas, então, por isso, a necessidade dos pontos serem apresentados em ordem de prioridade.

Foi colocado pela comitiva presente que o levantamento deverá ser encaminhado para a aquisição das câmeras e que não há como determinar um prazo para a implantação do sistema, porque será necessário um processo licitatório para compra dos equipamentos, depois de definido todo o projeto. Eles também responderam a questões e tiraram dúvidas dos vereadores presentes, Paulinho do Vitalino (presidente da Cãmara), Angelo Moreira, Marcos do Goes, José Agusto, José Luiz Pirovani e Laudinho.

marcosfreirejornalista@gmail.com

Reunião inicia processo de implantação de videomonitoramento

Na reunião, a prefeita Vera Costa e vereadores conversaram com os representantes da Sesp para a implantação do videomonitoramento.

Noticia REUNIÃO DO GGIM DESTACA EFICÁCIA DO VIDEOMONITORAMENTO E AVANÇOS NA SEGURANÇA PÚBLICA DE GUAÇUÍ  há 12 dias  •  Governo e Articulação Institucional

Noticia PROJETO DE LEI PARA INSTITUIÇÃO DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL É DISCUTIDO EM REUNIÃO NA PREFEITURA DE GUAÇUÍ  há 19 dias  •  Governo e Articulação Institucional

Noticia PREFEITURA DE GUAÇUÍ RECEBE EQUIPE DO TRIBUNAL DE CONTAS PARA ORIENTAÇÕES PÓS-ENCHENTES  há 19 dias  •  Governo e Articulação Institucional

Noticia ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REALIZA REUNIÃO COM MORADORES DO BAIRRO HORTO FLORESTAL PARA DISCUTIR REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA  há 25 dias  •  Governo e Articulação Institucional