Prefeitura

Projetos da Prefeitura de Guaçuí conquistam primeiro e terceiro lugares no Prêmio Ecologia

37

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 22/05/2017 às 20:41  •  atualizado há 29 minutos

A mostra de vídeos “Curtas Ambiental” e o projeto escolar de educação ambiental “Praticando Se Aprende Muito Mais”, respectivamente foram vencedor na categoria “Municípios Sustentáveis” e 3º lugar na categoria “Educacional”

Texto e fotos: Prefeitura de Guaçuí/Jackson Vimercati Passos
Com informações: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella


Momento de comemoração para a Secretaria do Meio Ambiente de Guaçuí. A mostra de vídeos Curtas Ambiental, realizada há dois anos em parceria com as Secretarias de Cultura, Turismo e Esporte e de Educação – e neste ano com apoio cultural da Samarco – foi o projeto vencedor na categoria “Municípios Sustentáveis” da 14ª edição do Prêmio Ecologia. O anúncio foi feito durante cerimônia na última quinta-feira (11), no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, secretários de Estado e outras autoridades.

Participaram da cerimônia representando o município, os secretários municipais de Meio Ambiente, Weriton Soroldoni; e de Cultura, Turismo e Esporte, Leonardo Ridolfi, além do gerente de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fabrício Heitor.

O Prêmio Ecologia é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em parceria com a Rede Vitória de Comunicação, para promover o reconhecimento e incentivo a pesquisas, projetos, atividades, obras e empreendimentos que se destacaram na área socioambiental capixaba, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do estado do Espírito Santo.

Nesta edição foram 275 inscrições de participantes de todo o Estado, com projetos inseridos no tema “Unidades de Conservação no ES”, nas categorias: Pesquisa; Educacional; Empresarial; Experiências de Sucesso; Jornalismo; Fotografia; Desenho; Construção Sustentável e Municípios Sustentáveis – categoria criada este ano –. Foram premiados os primeiros e segundos lugares, respectivamente com um Ipad e um netbook. Já os terceiros colocados receberam um certificado de participação e um brinde.

O secretário do Meio Ambiente, Weriton Soroldoni, comemorou a primeira colocação e destacou a importância da participação de professores, alunos e familiares no projeto. “Receber o primeiro lugar com a Curtas Ambiental além de uma vitória especial é motivo de muita alegria para Guaçuí. É mais uma prova da importância da mostra de vídeos, que inova o trabalho de educação ambiental que fazemos no município. A comemoração aqui é da administração pública, mas também de todos os envolvidos, pois para o trabalho efetivamente dar certo foi de fundamental importância a participação das escolas públicas e particulares do município e dos professores, alunos e familiares”, comenta Soroldoni. 

Escola Municipal também foi premiada

O projeto de educação ambiental “Praticando Se Aprende Muito Mais”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Deocleciano de Oliveira”, também foi premiado no evento, ficando em 3º lugar na categoria Educacional. O trabalho foi desenvolvido com alunos dos 6º e 7º anos com a intenção de rever na prática os conteúdos ministrados nas aulas de ciências. Visitas às unidades de conservação como o Parque Nacional do Caparaó, plantio de mudas nativas e estudos fizeram parte da metodologia do trabalho.

Curtas Ambiental

A mostra é constituída de vídeos, curtas metragens, idealizados e produzidos pelos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Guaçuí, a partir de temas voltados para questões ambientais com abordagem de temas relacionados ao cotidiano da população. Em 2014, na sua 2ª edição, a Curtas Ambiental envolveu 160 alunos e professores e mais de dois mil alunos assistentes. Os vídeos foram exibidos em junho, no teatro municipal Fernando Torres durante a programação da Feira do Verde.

Nas edições de 2013 e 2014, envolveram-se no trabalho com as mostras de vídeos oito escolas públicas e particulares, 320 alunos, 32 professores/pedagogos e três mil assistentes. Além disso, os vídeos da edição de 2013 receberam mais de 1.300 acessos na página oficial do município na internet (www.guacui.es.gov.br).

Circuito Tela Verde

Outra importante conquista para a Mostra de Vídeos Curtas Ambiental: em 2013 foram selecionados três vídeos da 1ª Mostra para integrar o Circuito Tela Verde (CTV), iniciativa do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

O CTV promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país. Além de ser reproduzido em mais de 1.500 espaços exibidores espalhados por todo Brasil, os vídeos foram ainda exibidos pelo canal NBR, durante o mês de novembro de 2014.




Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Fotos

Projetos da Prefeitura de Guaçuí conquistam primeiro e terceiro lugares no Prêmio Ecologia

https://guacui.es.gov.br/noticia/2017/05/projetos-da-prefeitura-de-guacui-conquistam-primeiro-e-terceiro-lugares-no-premio-ecologia-xvyhd.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade