Prefeitura

Exposição cultural abre as comemorações dos 200 anos de história de Guaçuí

620

Por
Publicado em 16/07/2015 às 20:34  •  atualizado há 9 horas

Objetos de diversos períodos, documentos e fotografias, estão expostos no antigo Colégio São Geraldo, atual sede da Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte.
 
 
Texto: Prefeitura de Guaçuí
Foto: Prefeitura de Guaçuí/Luiz Ferreira e Divulgação
 
Guaçuí comemora nesta quinta-feira (16), 200 anos de história e para marcar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Guaçuí-ES (IHGGES), abriu nesta manhã a exposição de fotografias, documentos e objetos históricos “Bicentenário de Guaçuí”. A solenidade foi realizada na praça da igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, no Centro.
 
Participaram a prefeita Vera Costa; o presidente da Câmara Municipal, Paulinho do Vitalino; o secretário da Cultura, Turismo e Esporte, Leonardo Ridolfi; o chefe da instrução do Tiro de Guerra 01-013, 1º sargento Fabrício Tavares; além de membros do IHGGES e da Academia Guaçuiense de Letras.
 
A comemoração começou cedo, a cidade acordou com a Lira Santa Cecília, que durante a madrugada fez uma alvorada pelas ruas de vários bairros, além de se apresentar na praça da igreja Matriz durante o evento. Dentre as musicas executadas, o hino de Guaçuí encantou os presentes.
A abertura da exposição “Bicentenário de Guaçuí”, no antigo Colégio São Geraldo, atual sede da Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte, apresentou ao público objetos, utensílios e peças de decoração de diversos períodos, documentos e fotografias. Para quem quiser saber mais um pouco da história de Guaçuí, os itens ficam expostos até o mês de setembro.
 
A prefeita Vera Costa destacou a importância de promover e participar da comemoração dos 200 anos de história. “Hoje é um dia que não pode ser esquecido. É com amor e carinho por Guaçuí, que realizamos este evento. De uma forma simples ou mais importante, todos nós fazemos parte da história do município. Fico feliz por ser a primeira prefeita da cidade e por estar contribuindo com a nossa história, com a história da pérola do Caparaó”, disse Vera.
 
Homenagens
 
Logo mais, a partir das 19h, a comemoração continua no Teatro Municipal Fernando Torres. O “Movimento Cultural Celso Montoni” faz uma apresentação musical; o presidente do IHGGES, Luiz Ferraz Moulin, palestra sobre os 200 anos de história; e em seguida serão homenageadas, com diploma comemorativo, personalidades guaçuienses.
 
 
Revitalização e pintura do Cristo Redentor
 
A solenidade serviu, também, para dar ordem de serviço da pintura do monumento Cristo Redentor, que vai receber medidas de conservação e recuperação, como a limpeza com hidrojato industrial e escovas de nylon para remoção de impurezas, recuperação de massas danificadas, tratamento de trincas e rachaduras, selador acrílico e pintura com tinta especial.
“Infelizmente não posso fazer tudo na hora que eu gostaria, pois é preciso administrar com responsabilidade e fazer o que é certo, na hora certa. O Cristo é importante na história de Guaçuí e não esquecemos o monumento, por isso hoje assino essa ordem de serviço, que vai permitir a limpeza e pintura deste símbolo”, explica a prefeita Vera Costa.
 
Um pouco de história
 
De acordo com pesquisas do Instituto Histórico e Geográfico de Guaçuí-ES (IHGGES), tudo começou em 1815, quando o Alferes João do Monte da Fonseca, chegou ao Aldeamento Imperial de São Pedro de Rates e encontrou um rio o qual deu o nome de Rio do Veado, em 16 de julho de 1815. O povoado de São Bom Jesus do Livramento, fundado por Justino José Maria das Dores em 1938, foi elevado à freguesia (distrito) e passou a se chamar São Miguel do Veado, em 1884. A independência política veio somente em 25 de dezembro de 1928, com o nome de Município de Veado; substituído por Siqueira Campos, em 1931; até finalmente passar a se chamar Guaçuí, em 31 de dezembro de 1943 (Saiba mais em: www.guacui.es.gov.br/civismo/historia.html).
 
Nesses 200 anos o município passou por enormes transformações, se tornando berço de personalidades e de fatos de destaque. Foi a primeira cidade do Brasil a conseguir uma transmissão de TV à longa distância em preto e branco e colorido; a guaçuiense Emiliana Emery foi a primeira mulher a votar no Espírito Santo; a cidade ganhou o primeiro Cristo Redentor totalmente construído no Brasil; cidade natal do ator Fernando Torres (falecido), casado com a atriz Fernanda Montenegro; importante celeiro político, daqui saíram dois governadores do Estado do Espírito Santo (Francisco Lacerda de Aguiar, com dois mandatos e Paulo Cesar Hartung Gomes, em seus terceiro mandato).
 
Serviço
 
Exposição “Bicentenário de Guaçuí” – Objetos, documentos e fotografias.
Visitação: de segunda à sexta-feira (até setembro), das 08h às 11h e das 13h às 17h.
Local: antigo Colégio São Geraldo, sede da Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte, na praça da igreja Matriz de São Miguel Arcanjo.
Mais informações: (28) 3553-3344.
 
 
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

https://guacui.es.gov.br/noticia/2015/07/exposicao-cultural-abre-as-comemoracoes-dos-200-anos-de-historia-de-guacui-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade