Prefeitura

Período de estiagem prolongada reduz captação de água em Guaçuí

814

Por
Publicado em 12/01/2015 às 18:02  •  atualizado há 24 dias

O Saae de Guaçuí estima uma redução de 25% na captação e recomenda o uso consciente de água tratada, evitando desperdícios


Texto: Prefeitura de Guaçuí/Jackson Vimercati Passos
Fotos: Prefeitura de Guaçuí/Luiz Ferreira

Há aproximadamente um mês não chove em Guaçuí e a última precipitação teve um volume de apenas 2 mm. A informação é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guaçuí, que estima uma redução de 25% na capacidade de captação das adutoras, com significativa perda na Luzia, segundo maior ponto de captação de água do município.

Do total de cerca de 120 litros por segundo que é captado normalmente, com a estiagem o volume está em 90 litros/segundo. Para amenizar a situação, o Saae colocou um caminhão-pipa para retirar água do rio e levar para a estação de tratamento. Além disso, outro caminhão está atendendo os bairros que estão enfrentando problemas no abastecimento.

Veja abaixo o cronograma de atendimento do caminhão-pipa:

DIA DA SEMANA
BAIRRO
Segunda-feira
Santa Cecília
Terça-feira
Jurema; Balança; Edith Castro e Horto
Quarta-feira
Alves Siqueira
Quinta-feira
Santa Cecília
Sexta-feira
Jurema; Balança; Edith Castro e Horto
Sábado
Alves Siqueira

“Nossa captação está afetada por esse período sem chuva. É um momento de atenção e precisamos que a população continue colaborando, evitando o desperdício e usando a água de forma consciente”, afirmou o diretor do Saae, Wagner Martinho.

Decreto

Está vigente o decreto que determina restrições ao uso de água potável fornecida pelo Saae para residências, indústrias, comércios e prédios públicos. A medida visa a garantir o atendimento das necessidades fundamentais da população. De acordo com o documento, fica proibido utilizar água tratada para lavar veículos, calçadas, frentes de imóveis, ruas, encher piscinas e outras situações que caracterizem desperdício.

Em caso de mau uso da água tratada, na primeira constatação será feita uma notificação. E em caso de segunda e outras infrações, será aplicada multa no valor correspondente a 100 UFGs (Unidades Fiscais de Guaçuí), ou seja, R$ 224,52 por incidência. O desperdício poderá ser caracterizado pelo despejo de água tratada na rede pluvial (que capta a água da chuva) ou na rede de esgoto.

A população também pode contribuir denunciando situações de desperdício de água tratada pelos telefones: (28) 3553-2367 – horário comercial das 8h às 17h e (28) 99916-8543 – plantão 24h.

Planejamento
 
Além das ações de curto prazo o Saae já iniciou o procedimento licitatório para realização dos serviços necessários para ampliar a reserva dos bairros Manoel Monteiro Torres e Antônio Francisco Moreira – 4ª etapa/parte da Vila dos Professores. Atualmente cada bairro possui uma reserva de 20 mil litros de água tratada e com o novo sistema o armazenamento será de 80 mil litros, por bairro. Com a medida os problemas de abastecimento da região serão sanados.

Saiba mais
 
- Decretada situação de emergência em Guaçuí devido à escassez de água
- Captação de água em Guaçuí está muito abaixo do normal





Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389


*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

https://guacui.es.gov.br/noticia/2015/01/periodo-de-estiagem-prolongada-reduz-captacao-de-agua-em-guacui-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade