Prefeitura

Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirão para combate à dengue

35

Por Prefeitura Municipal de Guaçui, fonte Assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí
Publicado em 05/12/2014 às 18:05  •  atualizado há 40 minutos

A iniciativa, antecipada em Guaçuí, faz parte do Dia Nacional de Combate à Dengue, que será neste sábado (06)

Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Prefeitura de Guaçuí/ Luiz Ferreira

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, realizou nesta sexta-feira (05) o Dia D de Combate à Dengue. A equipe esteve nos seguintes locais: bairros Bela Vista (bairro da Fiat) e Jorema; rua Comendador Aguiar (rua dos Carneiros) e rua das Palmeiras, para um mutirão de limpeza, com retirada de lixo que possa acumular água e pulverização de inseticida para combate das larvas do mosquito. A iniciativa, antecipada em Guaçuí, faz parte do Dia Nacional de Combate à Dengue, que será neste sábado (06), proposto pelo Ministério da Saúde e pela Fundação nacional de Saúde (Funasa).

O coordenador da Vigilância Ambiental do município, João Paulo Azevedo, explica que essa região foi escolhida para o Dia D porque é onde geralmente se concentram os maiores índices de focos do mosquito na cidade. “Na região existem piscinas nas residências e nesta época os moradores vão para a praia e o reservatório de água vira o ambiente perfeito para a proliferação do Aedes Aegypti. Também entregamos panfletos com orientações para os moradores quanto aos cuidados necessários para prevenção e combate. A conscientização da população em geral é fundamental e o que há de mais importante para evitar a doença, pois ajuda a fazer com que não tenhamos aumento de casos”, comenta.

De acordo com a Vigilância Ambiental, neste ano 14 casos foram notificados com suspeita de dengue em Guaçuí e dois foram confirmados. “Mas o número de larvas do mosquito da dengue tem crescido muito no município. Somente nesta semana recolhemos quase 200 larvas. E neste mutirão encontramos outras 160. Por isso, o trabalho de combate e conscientização é intensificado no período mais chuvoso para evitar que pessoas fiquem doentes e seguirá reforçado até abril do próximo ano. Além do serviço de rotina para combate, faremos um mutirão mensal, contemplando regiões diferentes de Guaçuí, sempre na última sexta-feira do mês”, enfatiza João Paulo Azevedo.

“No mutirão desta sexta-feira encontramos mais de 30 pneus com água acumulada e muito lixo em terreno baldio. Recolhemos larvas, que serão analisadas em laboratório, e daqui a cerca de dez dias voltaremos para fazer uma nova aplicação de inseticida. Além disso, os proprietários dos terrenos e responsáveis pelos pneus terão que tomar providências para evitar focos do mosquito da dengue”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental.
 
Limpeza na Beira Rio
A equipe da Vigilância Epidemiológica iniciou na última quarta-feira (03) mais uma ação de limpeza de bueiros e das margens do rio que corta a cidade, na avenida Agenor Luiz Thomé (Beira Rio), com retirada de lixo. “Essa é mais uma iniciativa de rotina para combate de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti e prevenção da dengue, trabalho que continuará nos próximos dias. Retiramos uma quantidade muito grande de lixo. Por isso, pedimos a todos que colaborem e depositem os resíduos nos locais de coleta, pois além de sujar a cidade, trazem problemas de saúde pública, como é o caso da dengue”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Claudia Souza Rodrigues.

Também nesta semana a equipe esteve na rua da Palha, onde retirou de um terreno baldio três sacos cheios de caramujos africanos, o equivalente a um total de aproximadamente 20 quilos. “Nesta época, com alternância constante de sol e chuva, os caramujos procriam mais rapidamente. Mas para isso eles precisam de ambientes sujos e com mato, e era esse o caso do ambiente onde os encontramos”, explica Ana Cláudia.
 
Dengue

A dengue é transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti, que deposita seus ovos em reservatórios de água limpa e parada, como pratos de vasos de planta, garrafas, pneus velhos e até mesmo pequenas tampas como as de garrafas de vidro e pet. Com as chuvas e as altas temperaturas do verão, o mosquito encontra seu habitat perfeito para reprodução. Os sintomas mais comuns da doença são febre, dores de cabeça e no corpo. Nos casos mais graves de dengue hemorrágica a expectativa de sobrevivência é mínima.


Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Fotos

Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirão para combate à dengue

https://guacui.es.gov.br/noticia/2014/12/secretaria-municipal-de-saude-realiza-mutirao-para-combate-a-dengue.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade