Campanha de vacinação contra a influenza: Dia D será neste sábado (26)
Por
Publicado em 23/04/2014 às 18:28 • atualizado há 5 minutos
Em Guaçuí, cerca de 10 mil pessoas fazem parte do grupo que deve ser imunizado
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza ou Gripe H1N1 teve início nesta terça-feira (22). Em Guaçuí, as doses estão disponíveis na sala de vacina da Policlínica Municipal, que fica anexa ao Pronto Socorro, no bairro Quincas Machado. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.
O público-alvo são crianças que tenham entre seis meses e cinco anos de idade, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), gestantes, profissionais da saúde, idosos a partir dos 60 anos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, bronquite, hipertensão, entre outras. Neste caso, é necessário apresentar o laudo médico para comprovação da doença. Aproximadamente 10 mil moradores de Guaçuí se enquadram nesses perfis, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.
A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, ou seja, cerca de oito mil pessoas no município. “Contamos com a participação de todos os moradores que atendem aos requisitos para a imunização. Quem tem a recomendação para receber a vacina não pode deixar de comparecer a um dos locais de atendimento, porque essa doença pode comprometer seriamente o sistema de defesa do organismo e levar à morte”, explica o secretário municipal de Saúde, William Pires Nunes.
O secretário aponta uma mudança muito importante em relação à edição anterior: a ampliação da cobertura vacinal entre as crianças. “Antes eram imunizadas somente as que tinham entre seis meses e dois anos de idade. Agora podem receber a dose todas que estejam na faixa etária entre seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias”, analisa.
Quanto aos pacientes acamados com indicação para receber a vacina, o profissional da saúde leva a dose até a residência do paciente. Para isso, basta que durante a campanha um parente ou o cuidador solicite o serviço em domicílio em uma das unidades de saúde.
Dia D
O Dia D da campanha será no próximo sábado (26), quando as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município vão oferecer a vacina das 8h às 17h. Além disso, um ponto de apoio vai funcionar no mesmo horário no Assentamento Luís Taliully Neto, para atender também os moradores do distrito de São Romão. É necessário levar o cartão de vacinação.
Sobre a gripe H1N1 ou influenza
Medidas de prevenção
A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.
Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Reações adversas
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema (coloração avermelhada na pele) e induração (rigidez, inflamação). São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Fonte: Ministério da Saúde
Confira os locais e horários de atendimento durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza!
De 22 de abril a 9 de maio (de segunda a sexta-feira)
Sala de vacinação da Policlínica (anexa ao Pronto Socorro), bairro Quincas Machado Horário: 7h30 às 16h
Dia D de Vacinação - 26 de abril (sábado)
Nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF): Balança, CAIC (duas equipes), Antônio Francisco Moreira, Manoel Monteiro Torres, Vale do Sol, Centro, Praça da Matriz, São Pedro de Rates, São Tiago e no ponto de apoio do Assentamento Luís Taliully Neto Horário: 8h às 17h
Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Mais informações
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-3389
|
https://guacui.es.gov.br/noticia/2014/04/campanha-de-vacinacao-contra-a-influenza-dia-d-sera-neste-sabado-26-out.html
Publicações relacionadas
Noticia Comunicado há 5 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 11/2024 há 8 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 10/2024 há 8 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 08/2024 há 8 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 07/2023 há 9 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 37/2023 há 9 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 87/2023 há 9 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação PP 04/2024 Convocação há 10 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação CHP 01/2024 há 10 meses • Prefeitura
Vídeo Licitação CP 01/2024 há 11 meses • Prefeitura