Cultura, Turismo e Esporte

Por COMUNICAÇÃO, fonte SECRETARIA DE CULTURA
Publicado em 15/05/2024 às 15:59  •  atualizado há 1 segundo

O Conselho Municipal de Política Cultural realizou no dia 14 de maio, no Teatro Municipal Fernando Torres uma reunião com escuta pública sobre o Plano Anual de Aplicação da Lei Aldir Blanc, com participação de representantes da organização da sociedade civil e ainda da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes. O objetivo desse encontro foi apresentar a proposta de aplicação dos recursos que serão direcionados à classe artística de Guaçuí nos próximos meses.

O município de Guaçuí recebeu no mês de abril o montante de R$ 238.008,99 do Ministério da Cultura para serem direcionados às atividades culturais nas mais diversas modalidades através de editais de chamamento. Desses recursos, R$ 71.402,70 são destinados à manutenção de instituições e ambientes; R$ 142.805,39 para ações em música, teatro, dança, artes visuais, artesanato, cultura tradicional, audiovisual e literatura; R$ 11.900,45 para consultoria, contratação de pareceristas, busca ativa e ações administrativas dos editais; e R$ 11.900,45  para Rede de Pontos de Cultura e ações do Cultura Viva.

Segundo informes do secretário do Conselho Municipal de Política Cultural Carlos Ola, e do Gerente de Cultura do município Igor Nunes, o município tem até o dia 31 de maio para postar o plano anual de aplicação de recursos aprovado na reunião na plataforma do Governo Federal e assim prosseguir com os editais de chamamento dos artistas. Este plano aprovado contempla 32 atividades artísticas, subsídio a 10 espaços e ambientes culturais, além de ações administrativas do edital e um ponto de cultura local.

De acordo com o Plano Nacional Aldir Blanc – PNAB, desse montante de R$ 238 mil, 20% dos recursos serão destinados a ações de cultura de periferia ou de cultura tradicional, visando ao seu fortalecimento, preservação, incentivo e manutenção.

Com a participação de representantes de dezessete instâncias culturais, a reunião promovida pelo Conselho Municipal de Política Cultural avançou em algumas discussões e os integrantes lamentaram a queda populacional do município no último censo, o que fez Guaçuí receber menos recursos da Lei Aldir Blanc que em 2020.  Conforme declaração do CMPC, os valores enviados aos municípios são de acordo com o número de habitantes e não de demanda de atividades culturais.

CONSELHO DE CULTURA PROMOVE ESCUTA SOBRE RECURSOS DA ALDIR BLANC

Noticia CONSELHO DE CULTURA PROMOVE ESCUTA SOBRE RECURSOS DA ALDIR BLANC  há 26 dias  •  Cultura, Turismo e Esporte

CONSELHO DE CULTURA PROMOVE ESCUTA SOBRE RECURSOS DA ALDIR BLANC

Noticia GRUPO GOTA COMEMORA 40 ANOS COM COMÉDIA  há 1 mês  •  Cultura, Turismo e Esporte