Prefeitura

Gabinete de Gestão Integrada Municipal já apresenta resultados para melhoria da segurança

546

Por
Publicado em 24/04/2014 às 00:41  •  atualizado há 19 dias

O GGIM interfere diretamente na estratégia de segurança no município, apontando ações para prevenção e enfrentamento da violência
 
Traçar metas e avaliar as iniciativas que estão sendo implementadas para reduzir a criminalidade e a violência em Guaçuí. Com esses objetivos, foi realizada nesta terça-feira (22) a segunda reunião de trabalho do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro contou com representantes da prefeitura, secretarias municipais de Educação, Saúde, Obras e Assistência Social, Procuradoria Geral, câmara de vereadores, poder judiciário, polícias Civil e Militar, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisg), Conselho Tutelar, líderes religiosos, sociedade civil organizada (Rotary, Lions Clube e Maçonaria), além do assessor especial da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), Paulo Moraes.

Nas reuniões, realizadas mensalmente, são determinados prazos para execução das ações estabelecidas e analisadas as demandas encaminhadas para combater a insegurança. “Acredito que o GGIM tem ampla condição de minimizar e até resolver questões importantes no município, problemas que incomodam a sociedade no que se refere à segurança pública. Precisamos manter a união para realizar as metas”, avalia a prefeita Vera Costa, que preside o grupo.

Entre as propostas cumpridas pelo Gabinete de Gestão Integrada estão as que se referem à segurança no morro onde localiza-se o monumento ao Cristo Redentor.  As medidas, previstas na primeira reunião do GGIM, em março deste ano, foram realizadas dentro do prazo previsto de 30 dias. No local foram construídas lombadas para impedir o excesso de velocidade na via de acesso e instalada uma porteira para, assim, estabelecer horário de visitação ao espaço, que ficará aberto todos os dias das 8h às 19h. Uma chave ficará com a Polícia Militar, que fará rondas noturnas no local. Placas serão instaladas nos próximos dias para indicar o horário de funcionamento para visitas ao ponto turístico.

Outra ação que deve contribuir com a segurança é a melhoria da iluminação pública em diversos locais da cidade de Guaçuí, conforme informou o secretário municipal de Obras, Hermes Guimarães. Foram instalados postes e braços de luz após a escola CAIC (em sentido ao distrito de São Tiago), nos bairros Cid Moreira, Morada das Palmeiras, Vila dos professores e na quarta etapa do loteamento Antônio Francisco Moreira.

“Segurança pública não é só problema de polícia, e sim de toda a sociedade, que precisa se unir para buscar soluções. O GGIM, implantado em quase todas as cidades capixabas, é uma experiência que tem se mostrado bastante eficiente, visto que é uma ferramenta direta, objetiva, com foco muito claro. O Estado estará presente sempre que possível para ajudar a encontrar soluções”, comenta o assessor especial da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Paulo Moraes.

Venda e consumo de drogas em praças públicas
Uma preocupação crescente é o aumento da venda e do consumo de drogas, que resultam no crescimento generalizado da criminalidade. A pauta tem sido debatida durante as reuniões do GGIM, para a busca de soluções efetivas, com medidas que visem à prevenção do vício e do tráfico de drogas.

Segundo informações apresentadas por membros do Gabinete de Gestão, a praça da Igreja Matriz e os quiosques localizados na praça João Acacinho, ambas no centro de Guaçuí, têm sido tomados por usuários e traficantes de drogas e consumidores de bebidas alcoólicas. Esses grupos são formados, na maioria, por menores de idade.

A proposta apresentada foi a abordagem conjunta, que passará a ser realizada não somente por conselheiros tutelares, como ocorre atualmente, mas também por integrantes do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e por policiais militares, para garantir a segurança dos profissionais durante as abordagens.

Aumento das rondas da PM
O Conselho de Pastores Evangélicos de Guaçuí (Compeg) levou para a reunião um pedido à Polícia Militar: o aumento das rondas nos horários de saída das igrejas (entre 20h e 21h) e de chegada de estudantes universitários, após as aulas (entre 23h30 e meia-noite). O objetivo é inibir a ocorrência de assaltos. A PM afirmou que passará a realizar as rondas nos horários solicitados.

Como funciona o GGIM
O gabinete atua com proposições de ações que são aprovadas pelos membros para que sejam colocadas em prática. Depois de entrar em vigência, são avaliadas para saber se o objetivo foi alcançado e quais resultados foram obtidos.

O GGIM opera por consenso e sem hierarquia, não cabendo a nenhum de seus integrantes a função de determinar ou decidir qualquer medida, devendo haver respeito às autonomias de cada uma das instituições que o compõem.

É uma ferramenta de gestão que reúne o conjunto de instituições que incide sobre a política de segurança no município, promovendo atitudes conjuntas e sistêmicas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade e aumentando a percepção da segurança por parte da população.

Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Luiz Ferreira

Mais informações:
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-3389

https://guacui.es.gov.br/noticia/2014/04/gabinete-de-gestao-integrada-municipal-ja-apresenta-resultados-para-melhoria-da-seguranca-out.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

aceitarpolítica de privacidade