EnglishFrenchGermanGreekItalianRussianSpanishHungarianMaltese
Home Saúde Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizam Conferência Municipal de Vigilância em Saúde
Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizam Conferência Municipal de Vigilância em Saúde
Lido : 31 Vezes
Qui, 20 de Abril de 2017 17:22
Texto: Prefeitura de Guaçuí/Vitor José de Moraes Saraiva
Foto: Prefeitura de Guaçuí/Leo Ola
 
 
A Prefeitura Municipal de Guaçuí, através da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde formada pelas Vigilâncias: Ambiental; Sanitária; Epidemiológica e Saúde do Trabalhador realizaram na tarde desta quarta-feira (20), na Câmara Municipal a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde com o tema: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.
 
A Etapa Municipal da Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, reuniu autoridades municipais e estaduais, usuários e servidores, para analisar as prioridades constantes no documento orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação da política nacional de atenção de Vigilância em Saúde.
 
Os participantes foram agraciados com uma palestra muito enriquecedora, feita pelo Dr. Fabio Lindemberg dos Santos, médico veterinário, representante da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (SRSCI). Palestra no âmbito do conhecimento acerca dos papéis desenvolvidos por cada setor da Vigilância em saúde.
 
A palestrante Priscilla Santos, também representante da SRSCI, explanou sobre o papel do gerenciamento de risco bem como as definições dos eixos da vigilância em saúde, agregando informações interessantes, e acentuando a importância do comprometimento do servidor, gestor e população como um todo.
 
Ao findar das palestras, organizaram-se grupos de discussão, onde foram estabelecidas propostas para serem apresentadas na Etapa Regional.
 
Os eixos discutidos foram:
 
I – O papel da vigilância em saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a rede de atenção á saúde.
II – acesso e integração das praticas de processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde publica.
III- Acesso e integração dos saberes e tecnologias das vigilâncias: epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública.
IV- responsabilidades do estado e dos governos com a vigilância em saúde;
V- gestão de risco de estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos à população;
VI- monitoramento de vetores e de agentes causadores de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas; e
VII- Implementação de políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas.
VIII – A participação social no fortalecimento da vigilância em saúde.
 
Foram eleitos quatro delegados que representarão o município nesta etapa Regional, que acontecerá no dia 04 de maio em Cachoeiro de Itapemirim que terá a mesma temática a nível regional.
 
Representando os Gestores: Renata Gomes Salles Justino
Representando os Profissionais de Saúde: Prescila Dias Lopes Rubim Tomé.
Representando os usuários: Dr. Paulo Viana e Luiz Carlos.
 
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-1387
 
 
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.