EnglishFrenchGermanGreekItalianRussianSpanishHungarianMaltese
Home Meio Ambiente Uso sustentável aos resíduos das podas de árvores urbanas é discutido na SEMMAM
Uso sustentável aos resíduos das podas de árvores urbanas é discutido na SEMMAM
Lido : 439 Vezes
Seg, 17 de Abril de 2017 16:20
Texto: Prefeitura de Guaçuí/SMMAM
Foto: Prefeitura de Guaçuí/SMMAM
 
 
O vereador José Augusto Alves de Paula (PSC), em reunião recente com o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins, apresentou uma indicação nº 003/2017, solicitando que "destine os materiais provenientes das podas de árvores (folhas e galhos), aos proprietários rurais do Município, interessados em utilizá-los como composto orgânico.
 
O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), onde foi ressaltado os benefícios ambientais do reaproveitamento do material. Segundo o vereador José Augusto, "além de melhorar a estrutura do solo, por meio de várias fontes de minerais necessários para o bom desenvolvimento das plantas, esse processo permitirá que o material volte para natureza em forma de adubo", informou.
 
Segundo o secretário Roberto Martins, a indicação do vereador foi recebida como prioridade, mesmo a secretaria já ter adotado anteriormente uma parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), doando resíduos aos produtores rurais proprietários de secadores de grãos devidamente licenciados, dos troncos e galhos das espécies arbóreas: mangueira, sibipiruna, oiti, angico, pata-de-vaca e abacate, conforme consta nos arquivos da SEMMAM. "É importante frisar, que em contrapartida, o proprietário deverá armazenar neste caso, o material recebido em local adequado lotado de cobertura, evitando assim quaisquer entraves futuros com as fiscalizações ambientais dos órgãos competentes", disse o secretário.
 
Durante o encontro, ficou estabelecido que a SEMMAM faria uma matéria para que a população viesse a tomar conhecimento a respeito da destinação desse material tanto para finalidade apresentada pelo vereador, quanto para reforçar o que já foi adotado na questão da utilização para a secagem de grãos. "Sugerimos em parceria com o vereador José Augusto, que por meio da divulgação em jornal, fanpage e site da PMG, o cidadão interessado, viesse a procurar a sede da SEMMAM, para que possamos realizar um cadastro para contato contínuo, junto aos interessados em receber tais resíduos", informou Martins.
 
Também foi informado ao vereador, que a SEMMAM está estudando a possibilidade da aquisição de um triturador de galhos, visto que o equipamento, além de evitar o acúmulo de galhos e sujeiras nas calçadas e lotes baldios, que facilitam na proliferação de insetos e roedores, terá outras vantagens, pois com a trituração de galhos, haverá a redução do volume advindo da poda de árvores, permitindo que os galhos e folhas possam vir a ser utilizados como matéria prima de compostagem, gerando através do processo da trituração um ótimo adubo orgânico, rico em minerais, tornando-se uma  solução econômica e sustentável aos resíduos das podas urbanas, o qual é a meta do vereador.
 
Segundo Roberto Martins, "os resíduos das podas urbanas originadas da arborização  municipal e até jardins, são tratados como resíduos sólidos e merecem  destaque para a reciclagem e reutilização correta. Com triturador de galhos, será possível, dar descarte correto e  adequado para os resíduos", finalizou.
 
Importante saber:
 
A utilização de compostagem é um método “ambientalmente” correto dos  resíduos das podas, e a trituração em áreas urbanas e biomassa verde, favorecem na produção de composto orgânico e facilita a  absorção pelo solo.
 
Os resíduos triturados têm diversas utilidades, podendo ser utilizado em hortas e viveiros como adubo orgânico ou em parques e jardins como paisagismo.
 
A matéria orgânica reciclada gerará o composto, o qual será utilizado para na adubação nas hortas escolares da rede municipal de ensino, na manutenção de praças e jardins do município permitindo uma correta destinação aos resíduos de poda e enquadrando-se na gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos.
 
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-1387
 
 
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.