EnglishFrenchGermanGreekItalianRussianSpanishHungarianMaltese
Home Meio Ambiente Jardinagem em Guaçuí se destaca por meio de comprometimento da equipe
Jardinagem em Guaçuí se destaca por meio de comprometimento da equipe
Lido : 85 Vezes
Qui, 06 de Abril de 2017 18:33
 
Texto: Prefeitura de Guaçuí/SEMMAM
Foto: Prefeitura de Guaçuí/SEMMAM
 
A equipe de jardinagem da Secretaria de Meio Ambiente de Guaçuí (SEMMAM), está intensificando suas ações e os resultados já são percebidos pela população. Com muito comprometimento, profissionalismo e amor à causa, os profissionais da Prefeitura de Guaçuí, estão mostrando resultados altamente satisfatórios na manutenção dos canteiros e praças do município.
 
A jornada começa às 7h, quando se apresentam no local de serviço, tomam o café com leite e pão com manteiga, após recebem as ferramentas e, são orientados pelo encarregado, João Costa Monteiro, 52 anos, que é técnico agrícola. É neste momento que acontece a primeira reunião do dia, e os profissionais recebem a missão dentro de um cronograma.
 
Segundo o encarregado, algumas vezes o cronograma é alterado por conta das muitas demandas e emergências. "Procuramos cumprir um cronograma discutido junto a SEMAMM, contudo algumas emergências podem alterar aquilo que propomos a ser executado, como por exemplo: um galho seco que está oferecendo risco as pessoas, veículos ou uma demanda que surge de inesperado", explica.
 
João frisa ainda que essas alterações não mudam em nada a produtividade. "A equipe está muito motivada e correspondendo", continua.
 
Não tem sol, chuva, calor ou frio. À vontade e a seriedade são as mesmas. É bem verdade que uma cidade bem cuidada, limpa e, sobretudo com a população colaborando tanto na manutenção dos jardins e na limpeza pública, não jogando lixo nos canteiros, praças e ruas, nosso serviço rende mais e podemos nos envolver em muito mais projetos, segundo informou o jardineiro Aleksei Valadão de Macedo, 31 anos, que atua na equipe desde o ano de 2013. "É importante que a população tome conhecimento de nossas ações, entenda a importância do nosso trabalho e saiba como pode colaborar", ressalta.
 
O jardineiro frisa ainda que um dos grandes problemas enfrentados pela equipe são as fezes de cães nos canteiros das praças, ruas e avenidas. "Quando vamos realizar a corte da grama, nos deparamos com muitas fezes dos cães e isso complica nosso trabalho, causando não só riscos para nossa saúde como retarda nossa produção. Por isso, peço às pessoas que ao passearem com seus animais, levem consigo também uma sacola e recolha as fezes e as joguem no lixo, como vemos tal comportamento em cidades grandes", garante.
 
A simples atitude se torna um grande ato de consciência, educação e contribuição não só para o trabalho da equipe de jardinagem como também para manter a cidade limpa, concluiu.
 
Moradores podem colaborar
 
Já o jardineiro Alan Wagner Barbosa, de 36 anos, admitido no ano de 2010, adverte para o comportamento inadequado das pessoas que jogam nos canteiros tampas de garrafas, pequenas pedras, anéis de segurança de bebidas em lata, palitos de churrascos, copos quebrados e até garrafas long neck, que prejudicam em muito o trabalho de jardinagem. "As pessoas não se dão conta, mas jogar uma tampinha de garrafa a até palitos de churrasco como encontramos em farta quantidade nos canteiros próximos aos quiosques, e bares, podem causar acidentes quando estamos fazendo o corte da grama utilizando a roçadeira. Já tivemos pequenos acidentes por conta desse comportamento. Por isso, é importante a colaboração das pessoas jogando esse lixo no lixo e não nos canteiros", informa.
 
Reginaldo Neves Santos, 30 anos, também na função de jardineiro desde 2010, ressalta que as pessoas poderiam participar um pouco mais ajudando a conservar os canteiros, principalmente molhando as plantas. "Fazemos tudo com muita dedicação e comprometimento. Por isso seria muito bem vindo que algumas pessoas nos ajudassem a aguar algumas plantas, porque nossa equipe é pequena e precisamos da colaboração de todos. Afinal, o resultado é benéfico para toda a cidade", destaca.
 
De acordo com ele, em alguns lugares, as plantas poderiam estar ainda mais bonitas se alguns moradores colaborassem e simplesmente adotassem algumas azaléias que estão plantadas em frente as suas casas, regando-as vez ou outra. Além disso, ele completa dizendo que em algumas poucas ruas, moradores colaboram nesse sentido, mas que infelizmente ainda são muito poucas.
 
Outro problema grave que o jardineiro pontuou, são os furtos de algumas espécies. "Infelizmente desde o ano de 2010 quando comecei a trabalhar como jardineiro, teve muitas espécies furtadas em nossos canteiros. A mudança de comportamento é um grande desafio que temos que enfrentar para colaborar para que a cidade fique ainda mais bem cuidada e conseqüentemente mais bonita", explica.
 
Reginaldo que está intensificando o seu trabalho na bela Praça da Matriz ressalta que muitos alunos ao saírem das escolas, procuram a praça para lazer, pisam muito na grama e ainda danificam algumas plantas menores que compõem o paisagismo local. "Seria importante ainda mais a colaboração de professores no sentido de lembrar a esses alunos, quanto à conservação desse nosso patrimônio, que é uma das nossas mais belas praças", finaliza.
 
Trabalho em equipe
 
A equipe de jardinagem é pequena no tamanho, mas grande em qualidade. Ao todo a SEMMAM conta com um encarregado, dez jardineiros, dois funcionários destinados a poda das arvores e dois motoristas. As demandas são muitas, segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins.
 
"A todo instante temos demandas já programas e as que surgem de improviso. Sabemos das dificuldades e dos muitos desafios. Contudo, a equipe é extraordinária, valente e muito coesa. São profissionais exemplares e de muita qualidade que estão se superando e mostrando um resultado altamente satisfatório", conclui.
 
Segundo o cronograma de SEMMAM, está pré-agendado para o segundo semestre a reunião com moradores de uma rua e uma avenida no centro da cidade, por iniciativa dos próprios moradores, onde alterações no paisagismo serão discutidas, a partir das críticas e sugestões, com a participação de um engenheiro agrônomo, um paisagista, a equipe de jardinagem da Secretaria de Meio Ambiente, sendo tudo registrado em ata, apreciado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, onde em um segundo momento, todos os vereadores serão convidados a participarem para também contribuírem com suas críticas e sugestões, para ao final, decidir em conjunto, e programar aquilo que for estabelecido.
 
Além de fazer parte do nosso cotidiano, os belos canteiros, jardins nas ruas e praças, têm um viés educativo, gera na sociedade o sentimento de afeição pela natureza fomentando ações de suporte à preservação ecológica, incrementa o turismo, estimula a prática esportiva e lazer.
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-1387
 
 
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.