EnglishFrenchGermanGreekItalianRussianSpanishHungarianMaltese
Home Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente e alunos realizam limpeza simbólica na Praça João Acacinho
Secretaria de Meio Ambiente e alunos realizam limpeza simbólica na Praça João Acacinho
Lido : 74 Vezes
Ter, 04 de Abril de 2017 15:42
Lixo jogado nas ruas cria danos à população e ao meio ambiente
 
Texto: Prefeitura de Guaçuí
Foto: Prefeitura de Guaçuí/SEMMAM
 
Na manhã da última segunda-feira (03), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), e 20 alunos do 8º ano da Escola Deocleciano de Oliveira, realizaram uma limpeza simbólica na Praça João Acacinho, no centro de Guaçuí. A ação foi acompanhada pela diretora Maria Roseméria Sant´Anna, os professores João Batista Gomes, Francisco de Assis Rezende, além dos secretários de Meio Ambiente e Educação, respectivamente Roberto Martins e Vanderson Pires Vieira. A iniciativa foi da SEMMAM e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
 
Protegidos por luvas e depositando o lixo em sacos apropriados, os alunos foram divididos em equipes e logo recolheram uma significativa quantidade de lixo jogados nos canteiros e próximos aos bancos da praça.
 
A ação teve o objetivo de chamar a atenção das pessoas para que reflitam sobre o hábito de jogar lixo em via pública. Para o secretário Roberto Martins, tal comportamento resulta em danos à população e ao meio ambiente. “Esse lixo jogado em via pública por uma minoria, muitas vezes vão para o sistema de drenagem pluvial, podendo entupir dutos e canalizações, assoreando cursos d’água e contribuindo para inundações. Infelizmente, as pessoas que têm esse comportamento, enxergam o patrimônio público como algo de ninguém, quando na verdade, pertence a todos nós”, afirma.
 
É comum encontrar jogados na Praça João Acacinho, copos plástico de sorvetes, colheres de plásticos, garrafas long necks, latas de bebidas, principalmente nos finais de semana e feriados prolongados.  “Parece óbvio, mas algumas pessoas ainda não entenderam plenamente que lugar de lixo é no lixo. Qualquer tampinha de garrafa jogada nos canteiros entre as plantas pode ser um ambiente propício à criação das larvas do Aedes aegypti”, informa Martins.
 
Para o secretário de Educação Vanderson, é fundamental a colaboração das pessoas, principalmente na Praça João Acacinho, até porque quando o assunto é limpeza urbana, a responsabilidade é de todos. Já a diretora Maria Rosemeria Sant’Anna, acredita que ações como essa visam conscientizar as pessoas quanto a preservação e limpeza de nossas praças e ruas, principalmente as praças consideradas um dos nossos cartões postais, como é o caso da Praça João Acacinho, finalizou.
 
Como o cidadão pode colaborar:
 
Sujeira nas ruas: o papel do picolé, a latinha do refrigerante e o copo plástico quando descartados em vias públicas, praças e terrenos afetam a higiene do ambiente e tornam tudo mais sujo. Portanto, caso você gere algum lixo de pequeno volume, carregue consigo até a lixeira mais próxima e faça o descarte de modo correto.
 
Prejuízos ao turismo local: Uma cidade com o aspecto sujo não atrai turistas. Quem visita a nossa cidade quer encontrar um lugar limpo e digno das belezas naturais que temos a oferecer. Todos devem colaborar visando o bem comum.
 
Poluição: A natureza é uma das principais vítimas do descarte inadequado de resíduos. Rios, riachos, córregos, canais e lagoas e todos os seus ecossistemas sofrem com a poluição causada pelo acúmulo e descarte inadequado de lixo.
 
Alagamentos e inundações em períodos de chuva: Um simples papel jogado em vias públicas pode entupir galerias de águas pluviais, que servem para escoar a água da chuva até córregos e riachos. Uma vez obstruídas por acúmulo de lixo descartado nas ruas, elas impedem a passagem da água que retorna e provoca alagamentos e inundações.
 
Aumento dos gastos públicos com limpeza urbana: Quanto mais o cidadão promove o descarte inadequado, mais aumentam os custos com a limpeza. Um recurso que poderia ser utilizado para educação, saúde, cultura e outras áreas da gestão pública.
 
 
 
Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-1387
 
 
 
*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.